segunda-feira, 30 de abril de 2012

VÍTIMAS CARBONIZADAS EM ACIDENTE EM PASSAGEM VELHA SÃO DE CRUZ DAS ALMAS

Novas informações sobre o caso do acidente noite passada, que vitimou três pessoas em um Siena, na altura do Km 131, da BR 407, quando um cavalo solto na pista teria sido atropelado pelo Siena, e o animal ficou sobre o veículo fazendo com que o motorista perdesse o controle invadindo a contra mão batendo de frente com uma carreta da transportadora Atlas, que vinha do Piauí com destino a São Paulo, conduzida pelo motorista Sr. Paulo.
Os corpos totalmente carbonizados foram necropsiados na manhã desse domingo, por Dr. Marcos Sá, e em conversa com o médico fomos informados que as vítimas tratam-se de uma adolescente, uma mulher e um homem, que de acordo com a placa do veículo residem na cidade de Cruz das Almas – Bahia e que podem ser da mesma família.
Ainda de acordo com o legista todas as vítimas estavam mortas quando foram carbonizadas, pois os crânios de todos estavam abertos, ou seja, rachados, e todo os sofreram fraturas múltiplas nos braços e pernas, o motorista ainda teria fraturado as duas pernas.
A polícia de Bonfim está mantendo contato com a polícia da Cruz das Almas, os corpos permanecem na câmara fria do IML, local.
Mais uma vez animal solto na pista provoca uma tragédia sem medida, e o pior nunca irão descobrir o dono do animal. Talvez já tenha passado da hora das autoridades locais tomarem providências mais sérias, quanto ao descaso desses animais nas estradas da cidade.

Maravilha Notícias

MAIS UM ACIDENTE PROVOCADO POR ANIMAL SOLTO EM RODOVIA EM BONFIM

Como se não bastasse as tragédias que frequentemente vêem acontecendo em Senhor do Bonfim, sem que ninguém seja punido por nenhuma delas, animais continuam soltos nas estradas tanto federal, estadual e vicinais de Senhor do Bonfim.
Quando retornavam da feira livre do município de Antonio Gonçalves, o feirante Gilberto, que reside na Paraíba, acompanhado de quatro adolescentes seguia em uma F1000, de cor branca placa BZV 4725, licença de Patos – PB, teria sido surpreendido por um cavalo solto no meio da pista de rolagem da BA 131, altura do Km 01, próximo de onde dias atrás um veículo foi incendiado, e ao ser surpreendido o motorista Gilberto disse que freou de vez evitando a colisão com o animal porém outro carro um caminhão que vinha logo atrás também teria tentado frear, mas não conseguiu totalmente batendo no fundo da F1000, jogando ribanceira a baixo.
O carro ficou preso ao cano da adutora da Embasa, e próximo a um bueiro que jorra água ao lado.
Nenhum dos ocupantes saiu ferido, do acidente, porém o feirante disse que as autoridades precisam fazer algo pra evitar esses animais na estrada, e agradeceu por estar vivo e nada de grave ter se sucedido com os ocupantes.

Próximo do local a menos de 500m, outros dois cavalos pastavam livremente na manhã desse domingo.
Só para lembrar no local já houve acidentes inclusive com vítimas fatais, como foi o caso do professor Alan, que morreu em uma colisão de moto com um animal e outras pessoas ficaram gravemente feridas.

Na manhã desse domingo um trator esteve ajudando na remoção do veículo.




Maravilha Notícias
Crédito das Fotos: Maravilha Notícias

Café expresso água sai da torneira com cor escura, em Senhor do Bonfim


Não é de hoje que um problema vem acontecendo em alguns bairros de Senhor do Bonfim, quanto a cor da água que sai das torneiras, de usuários da concessionária que alega que o problema se dá por conta de canos antigos e que quando não há distribuição da água para tais bairros e ficam os canos ressecados e quando volta a cair água leva junto a cor escura da ferrugem dos canos.






Até parece "café expresso" direto das torneiras...

Maravilha Notícias

Ação Cidadania prestou serviços na comunidade de Cariacá, em Bonfim

O povoado de Cariacá também contou com a atenção do Governo Cuidando da Nossa Gente nas atividades desenvolvidas pelo projeto Ação Cidadania Escolar. Pais, alunos e professores participaram do evento que tem como principal objetivo realizar a prestação de serviços básicos, tais como: aferição de pressão arterial; teste de glicemia; atendimento dentário com aplicação de flúor; verificação do Índice de massa corpórea (IMC); diagnóstico capilar; distribuição de preservativos e de panfletos educativos sobre a prevenção do Diabetes, Hipertensão arterial e Combate à Dengue .

Os alunos do curso técnico de Enfermagem do CEEPS Tancredo Neves deram suporte aos atendimentos de saúde básicos com a supervisão de profissionais da área. O evento,que ocorreu nesta sexta-feira (27), também contou com apresentação teatral. A Semec deslocou a Biblioteca Itinerante para o local.

ASCOM BONFIM

Governo de Bonfim realiza o primeiro faxinaço de combate a dengue no Alto da Maravilha

O Governo Cuidando de Nossa Gente através da Secretaria da Saúde e a Coordenação de Endemias realizou nesta sexta-feira (27), o primeiro faxinaço para o combate e prevenção ao mosquito da dengue no bairro do Alto da Maravilha e imediações.

Itinerário – A ação de combate a dengue partiu do PSF do Alto da Maravilha, percorreu as principais ruas do bairro, sendo concluída com seu retorno ao posto de saúde. O cronograma de faxinaços faz parte do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue, organizado pelo governo municipal e de todas as secretarias municipais.

Cerca de 50 agentes (entre eles, de endemias, de saúde e de limpeza), alunos do Projovem e da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima participaram da ação. Foram distribuídos sacos de lixo e material educativo, salientando a importância do papel da população para a prevenção e combate ao mosquito.

A dona de casa Marcela Pereira, de 43 anos, ainda aponta os maus hábitos das pessoas que não colaboram com a luta contra o Aedes Aegypti. “Aqui tem muito mosquito, rato, barata porque tem muito lixo espalhado. Meus vizinhos não têm respeito e não ligam se vai juntar bicho pra comer os restos. Aqui ninguém coloca o lixo nos sacos, jogam na frente das casas, tomando sol e chuva, juntando mosquito que não deixa ninguém dormir à noite” – lamentou.

Área de risco – A localidade é considerada área de risco por conta do acúmulo de lixo e de objetos que concentram água e por isso geram muitos focos do mosquito da dengue. Agentes que visitaram algumas ruas encontraram quatro focos da doença. Pneus e baldes já apresentavam larvas.

Próximos passos – Após esta etapa, a equipe seguirá para o bairro Santos Dumont no próximo dia 03 de maio, e seguirá o seguinte cronograma: 11/05 (sexta-feira) no bairro São Jorge, 18/05 (sexta-feira) no bairro dos Pebinhas e 25/05 (sexta-feira) no bairro do Bonfim III.

“Todos fazem parte deste projeto de Mobilização Social: a comunidade está aderindo e participando de forma ativa, a coordenação de endemias está promovendo os faxinaços e a Secretaria de Saúde está apoiando nossas atividades, marcando presença e fornecendo o material necessário” – avaliou o Coordenador de Endemias do município José Rodrigues.

Apoio – A ação de combate e controle à Dengue contou com o apoio das secretarias municipais de Educação e Esporte (SEMEC); de Infraestrutura e de Assistência Social (SEMAS).

ASCOM BONFIM

Encontro com Brasileiro reuniu lideranças de vários municípios

Lideranças e representantes de entidades de diversos municípios do Norte baiano participaram em Senhor do Bonfim, neste domingo (29), da 1ª Reunião Ampliada do mandato do deputado Carlos Brasileiro (PT). No evento foram discutidas as principais linhas para atuação do parlamentar na Assembleia Legislativa da Bahia e levantadas demandas das comunidades. Na oportunidade, também foi acertada a realização de um novo encontro, neste mês de maio, com as presenças de vários deputados estaduais e federais com base na região, além de representantes do Governo do Estado.

O encontro, que lotou o clube União e Recreio, contou com a participação de cerca de 300 pessoas, todas entusiasmadas como o novo momento político para a região. O deputado Brasileiro abriu os trabalhos e fez um balanço da sua atuação à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), mostrando os avanços, como a ampliação de diversos programas de segurança alimentar, assistência social e inclusão socioprodutiva. Ele também apontou as conquistas para os municípios, através de suas indicações junto ao governo.

Brasileiro convidou os representantes a participarem do seu mandato, indicando as principais linhas de atuação e apontando as demandas da população. “Vamos continuar trabalhando pela nossa região, representando os anseios de todos os municípios”, declarou o deputado, que convidará outros parlamentares e o governo baiano para um novo encontro, quando serão discutidas as principais reivindicações da população.

Estiveram presentes os prefeitos de Pindobaçu, Hélio Palmeira; de Andorinha, Agileu Lima; de Itiúba, Cecília Petrina; da vice-prefeita de Antônio Gonçalves, Irene Carvalho, além de vereadores, representantes de Partido e lideranças de diversos municípios, como Jaguarari, Uauá, Teofilândia, Nordestina, Cansanção, Juazeiro, Campo Formoso, Saúde, Ponto Novo e Senhor do Bonfim.



Gabinete do Deputado Carlos Brasileiro
Assessoria de Comunicação

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Edital do transporte alternativo na região de Bonfim será lançado

O deputado Carlos Brasileiro (PT) esteve nesta quarta-feira (25) com o diretor-executivo da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), Eduardo Pessôa. Os dois discutiram sobre a regularização do transporte alternativo na região de Senhor do Bonfim e anunciaram que o edital para licitação das linhas será lançado no próximo mês de maio.

Desde a sua chegada na Assembleia Legislativa, Brasileiro vem atuando para resolver a questão da regularização do transporte alternativo nos municípios da região. Ele já havia discutido a questão na Casa Civil do Governo. “Na Agerba, buscamos acelerar o processo. Tivemos a grande notícia, através do diretor-executivo, que o aviso de licitação para as linhas deverá ser publicado nas próximas semanas”, afirmou o deputado.

O diretor Eduardo Pessôa destacou que a organização dos prestadores do serviço no Polo de Senhor do Bonfim facilitará o processo. Após lançado o edital, será confirmada a data da sessão de recebimento e abertura dos envelopes contendo propostas e respectiva documentação para outorga da prestação de serviço no subsistema complementar de transporte.

Poderão participar do processo pessoas físicas que atuam no setor. Carlos Brasileiro afirmou que, como haverá exigência de utilização de veículos com até três anos de uso, lutará, junto com outros parlamentares, para que seja lançada, pela Desenbahia, linha de crédito para aquisição de vans e micro-ônibus.

ASCOM DO DEPUTADO
Foto: Maravilha Notícias

WAGNER ROSA EM ANTONIO GONÇALVES

Olá pessoal,

Nessa sexta dia 27/04/12, O nosso talentoso artista Wagner Rosa estará mais uma vez apresentando-se Dessa vez no Restaurante da Quadra fazendo aquele forró que todo já conhecemos, no município de Antônio Gonçalves - BA a partir das 21:00, e é com enorme satisfação que a LUMA PRODUÇÕES convida todos para aproveitar essa oportunidade de assistir o show que vem cada vez mais conquistando admiradores.


EU curto Wagner Rosa
Eu vou!
e Você não pode perder!


LUMAPRODUCOES

DIA 30 DE ABRIL, DIA NACIONAL DA MULHER

Foto Neto Maravilha

Durante a ditadura militar no Brasil (1964-1984) foi proibida a comemoração do Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Por esta razão, instituiu-se o 30 de abril como Dia Nacional da Mulher, para escapar da proibição.
Fonte: SPM

O Dia Nacional da Mulher é comemorado todo dia 30 de abril, e foi instituido através da Lei 6.791/80, “para estimular a integração da mulher no processo de desenvolvimento", ex vi art. 1º. A data escolhida foi uma homenagem ao aniversário de Jerônima Mesquita, brasileira de grande destaque em defesa das questões feminina, responsável, em 1947, pela fundação do Conselho Nacional das Mulheres. Neste dia, dedicado às mulheres, devemos refletir sobre a condição da mulher brasileira na sociedade atual. Volver os olhos ao passado e descortinar no presente, um futuro sem desigualdade de gênero.
Ao longo das últimas décadas conquistamos o direito ao voto, a igualdade jurídica entre homens e mulheres (CF/88, art. 5 incisos I e art. 226 páragrafo 5), quebramos mitos, derrubamos tabus, mas, ainda, hoje, as mulheres,, independente de sua classe social, sofrem discriminação e tem tratamento desigual de direito entre os gêneros.
Por conta do sexo, as mulheres sempre foram tratadas como seres frágeis, dependentes de outro, capaz de desempenhar apenas papéis de somenos importância. Os homens, por seu lado, sempre foram considerados fortes, corajosos, e por sua natureza, superior a mulher. Esta visão da sociedade gerou um estereótipo sexista, que atribui a mulher, ainda hoje, apenas o papel de mãe e dona de casa. Ora, o sexo, masculino ou feminino, não pode constituir critério para atribuição de encargos a mulher e ao homem no trabalho, na família e na sociedade, senão, jamais alcançaremos a igualdade material que almejamos. Estudos nos mostram que é preciso transformar a cultura patriarcal para que as mulheres sejam reconhecidas como SUJEITO de direito, tanto na forma jurídica quanto no campo político e que, entre outras ações, urge, que a mulher seja incorporada no mercado de trabalho, desenvolvendo políticas públicas, a fim de que a mulher trabalhadora possa harmonizar a vida familiar e a vida laboral.

Audiência pública decidiu destino da distribuição da água da localidade de Estiva

Nesta quarta -feira (25) na Escola Municipal de Estiva, moradores do povoado estiveram reunidos em reunião extraordinária juntamente com a promotoria pública do município de Senhor do Bonfim , onde com total apoio da promotora Drª Itala Suzana, acabaram por decidir o destino do sistema de abatecimento da água da localidade.

A reunião que foi provocada pela Associação Beneficente Nossa Srª da Conceição dos Trabalhadores na Agricultura de Estiva teve como principal objetivo tratar de assuntos relacionados a ploblemática do abastecimento de água na localidade, ressaltando que a situação da água vinha sendo abastecida de forma caótica e problemática, colocando enfim riscos a saúde de todos os moradores, buscando a promotoria mesmo sem o interesse de adminstrar o abastecimento, a Associação Nossa Senhora da Conceição solicitou da promotoria última chance para os moradores da localidade, para que o sistema de abastecimento não fosse administrado pela empresa Embasa.

O abastecimento vinha sendo conduzido por pessoa física do senhor Antonio Carlos(policial militar) que a cinco anos vinha dispondo de seu tempo a zelar pela água, e não tendo mais interesse de ficar a frente deste compromisso, segundo o mesmo por causa do número de inadiplência, pois o dinheiro arrecadado não vinha dando mais para custear as despesas, e acabou por pedir afastamento.

A promotora de justiça Drº Itala Suzana acatou a a voz do povo que lotou as dependências da Escola municipal de Estiva e achou por bem passar a administração para uma associação beneficente, deixado bem claro que o não cumprimento das exigências, o sistema de abastecimento passará a ser administrado pela empresa EMBASA, ficando assim para Associação 13 de Maio a única interessada em administrar o abastecimento, responsável pela distribuição da água da localidade, como também zelar pela qualidade da mesma.

Presentes na mesa – Drª Itala Suzana (promotora de justiça), Adriana Longuinho(Presidente da Assoc. Nossa Srª da Conceição e gestora da Escola Municipal de Estiva),Auzineide Nunes (secretária de Infraestrutura), José Raimundo (Agricultura), Bernadete Rocha(Diretora de meio ambiente), Pedro Castor(representando as Associações)e(AntonioCarlos(ex -administrador do sistema de abastecimento de água de Estiva).

Por Pedro Castor

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Justiça de Minas autoriza mulher a interromper gravidez de anencéfalo

A Justiça mineira autorizou a interrupção de uma gravidez de feto anencéfalo. A decisão foi tomada ontem (24), mesmo dia em que o Diário Oficial da Justiça publicou a ata com a decisão do Supremo Tribunal Federal que permite o procedimento nesses casos.

A sentença da 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) foi unânime e diz respeito a uma mulher que engravidou no final de 2011. Em março deste ano, uma ultrassonografia diagnosticou a anencefalia fetal. Mais dois testes confirmaram a inviabilidade de vida do feto fora do útero.

Com base nos exames, a mulher pediu à Justiça a interrrupção da gravidez. O caso foi parar no TJMG porque a comarca de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, negou o pedido e a grávida teve de recorrer.

Antes do julgamento no STF, o aborto só era permitido em casos de estupro ou de risco à morte da grávida. Nos últimos anos, mulheres tiveram de recorrer a ordens judiciais para interromper gestação de bebês com anencefalia, malformação fetal congênita e irreversível, conhecida como“ausência de cérebro”, que leva à morte da criança poucas horas depois do parto. Em 65% dos casos, a morte do feto é registrada ainda no útero, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), entidade responsável pela ação julgada no Supremo.

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Edição: Juliana Andrade e Lílian Beraldo

Polícia Federal começa a ouvir testemunhas da tragédia na Serra da Carnaíba

Agentes da Polícia Federal estiveram na manhã desta terça (24), na Serra da Carnaíba, local onde aconteceu a tragédia que matou cinco trabalhadores que trabalhavam em uma mina de extração de esmeraldas. O local do acidente está interditado. A perícia já iniciou os trabalhos de investigação que vão apontar quais as verdadeiras causas do acidente. O certo é que ao contrário do que foi informado, não houve ruptura do cabo de aço.
O próprio cabo de aço foi usado para a retirada dos corpos. Segundo informam, um dos parafusos de sustentação teria saído das hastes que seguram o cabo de aço. Com isso, os freios do guincho não funcionaram, e os trabalhadores caíram em queda livre. Parentes das vítimas foram ouvidas na Serra da Carnaíba. O guincheiro, que não teve o nome revelado, foi levado pela Polícia Federal para prestar depoimento na delegacia de policia de Pindobaçu.
Além da interdição do corte onde ocorreu o acidente, a Polícia Federal, fechou um outro corte de exploração de esmeraldas. O movimento no comércio de esmeraldas na Serra da Carnaíba, reduziu drasticamente após o acidente. Ao contrário do que informou o proprietário do corte, de que no local havia total segurança e com a manutenção dos equipamentos, existem informações de que o maquinário não recebia nenhum tipo de manutenção.

Blog do walterley

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dia do Índio

História do Dia do Índio
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data 
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data 
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. 

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

Fonte: www.suapesquisa.com

Amistoso entre Juazeiro e Feirense em Senhor do Bonfim

Foi realizado na Escola Municipal Herculano Almeida, no Distrito de Igara, no último dia 17 de abril uma palestra com autoridades da Polícia Civil de Senhor do Bonfim, com as presenças do Bel. Delegado Titular, Dr. Delmar Bitencourt, do Coordenador do Serviço de Inteligência da 19ª COORPIN, o Sr. Radimak e o Investigador da 19ª COORPIN Clay.
O evento é resultado da parceira entre o CRAS, a Polícia Civil e a Rede Municipal e Estadual de Educação.
Articulado pelas Técnicas Kamilla Brito (Psicóloga) e Renata Rafael (Assistente Social). 
A discussão gerou em torno das consequências do mundo das drogas estiveram presentes 120 alunos no turno matutino e 140 alunos no turno vespertino. Outras palestras serão realizadas nas escolas do distrito.
Ainda quando era realizada a palestra houve uma tentativa de invasão por parte de dois jovens que tentaram invadir o estabelecimento de ensino querendo agredir a diretora, mas foram conduzidos à delegacia territorial.


Neto Maravilha

terça-feira, 17 de abril de 2012

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA COMEÇOU NESTE DOMINGO NA BA

Por conta da seca excessiva que atinge a Bahia, a Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), através da Agência de Defesa Agropecuária (Adab) antecipou para este domingo o lançamento da campanha vacinação contra a febre aftosa. “Esse cenário compromete a movimentação dos animais e o manejo do rebanho em busca de alimento, colocando em risco a vacinação contra a febre aftosa dos bovinos e bubalinos na Bahia”, esclarece o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles. Em todo o estado, cerca de 265.441 propriedades realizam atividades pecuárias, sendo que, desse total, 160 mil fazendas e cinco milhões de cabeças bovídeas estão na área afetada pela seca. A Bahia tenta atingir o status de Livre de Febre Aftosa em todo o estado. Na campanha os rebanhos bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser vacinados.

(G1)

EXAME CONFIRMA: MULHER NÃO FOI ABUSADA SEXUALMENTE ELA MORREU DE INFARTO

Mistério na morte de uma mulher no centro da cidade é desvendado

Na manhã da última quinta-feira 12 de abril, foi apresentado na delegacia de Senhor do Bonfim o senhor ANTONIO DE SOUZA 64 anos, residente em Salvador, apresentado como suspeita da morte de uma senhora identificada como ELISABETE DE SANTANA, 57 anos, residente a Rua Otávio Mangabeira 97, quando por volta das 10h25, os dois estariam a sós na casa da senhora, que de forma misteriosa teria falecido, de pronto a polícia esteve apurando as causas da morte da senhora Elisabete.

Nossa equipe foi informada na tarde dessa segunda-feira (16/04), que o resultado da perícia comprovou a versão apresentada pelo senhor Antonio que em conversa com o repórter Netto Maravilha sustentou a idéia de que a senhora havia sofrido um mal súbito.

Em conversa com o delegado Delmar, delegado substituto na Delegacia Territorial de Bonfim, os exames mostraram que a senhora havia sofrido um infarto do miocárdio e essa seria a causa da morte da mesma.

Ainda segundo o delegado, a filha da vítima teria argumentado que sua mãe estaria sem a calcinha, e que havia mancha de sangue na casa, sobre o assunto ele informou que pelo fato da senhora ter defecado no momento das dores e que o fato dela estar sem a calcinha teria sido em virtude de ter tomado banho após o principio do mal, e por este motivo ela estaria sem a calcinha, e que quando teria sido conduzida ao sofá onde foi encontrada ainda pelos SAMU, não resistiu e faleceu no local, sofrendo o infarto do miocárdio.

Ainda de acordo com Dr. Delmar, nenhum indicio de violência foi constatado no corpo da mulher.

Dessa forma a versão apresentada pelo senhor Antonio de Souza, confirma sua inocência.

Maravilha Notícias

segunda-feira, 16 de abril de 2012

ATRASA LADO APRESENTADO POR ROUBO FUGIU DO COMPLEXO ANTES DE SER OUVIDO

Dois elementos chegaram à residência do motorista “Ademar”, nos bairros Populares em Senhor do Bonfim, na noite dessa sexta-feira (13), e perguntaram à sua esposa, pelo motorista, a mulher então informou que ele estaria tomando banho, os homens esperaram o senhor sair do banho um dos homens teria sacado uma arma e anunciado assalto.
Como o portão estava fechado o homem ainda teve tempo de avisar a PM, que por um acaso realizava rondas naquele bairro, e rapidamente chegaram a tempo de evitar o assalto, quando os elementos avistaram a Guarnição tentaram fugir, mas foram alcançados, e apresentados na delegacia.
Já na delegacia enquanto um deles identificado como ADRIANO SANTOS DE OLIVEIRA, 25 anos residente nos Pebinhas era ouvido o outro que a principio tentou dizer que seu nome era ALEXSANDRO, quando na verdade seu nome verdadeiro é JEFFERSON DE JESUS CERQUEIRA, 23 anos residente no bairro São Jorge, e aguardava na sala de espera próximo ao corredor da carceragem aguardando ser interrogado, quando menos se espera a surpresa ele havia fugido pela janela do banheiro do alojamento dos investigadores.
Dois dos investigadores de plantão iniciaram busca, alcançando-o somente quando ele chegava próximo de sua residência que fica atrás da antiga fábrica de café torres em Bonfim.
Sendo novamente apresentado na delegacia onde permanece à disposição da Justiça.

Um fato curioso aconteceu no momento ainda quando Jefferson aguardava para ser ouvido. Nesse momento duas jovens uma identificada como ADRIANA VIEIRA DE SOUZA, 23 anos, e uma menor de 17 anos, estavam sendo ouvidas por terem furtado 04 frascos de desodorantes, 01 condicionador, 02 cremes dental e 03 pares de sandálias havaianas, do supermercado “Pague Menos”, no centro da cidade, e a Adriana a todo instante insistia para olhar quem estava sendo apresentado, e olhava pela janelinha e voltava a olhar, até que em determinado momento ela percebeu que o Jefferson não estaria mais na sala de espera, e informou à polícia que o tal não se encontrava no local, foi então que a polícia iniciou as buscas e recapturou o fugitivo.

Maravilha Notícias

Sr do Bonfim: Futuro político de Carlos Brasileiro será decidido na Câmara de Vereadores

O futuro político do deputado estadual Carlos Alberto Lopes Brasileiro, vai depender da posição da Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim. As contas relativas ao exercicio de 2001, rejeitadas por irregularidades deverão voltar para a Câmara.

Passados mais de 11 anos, o fantasma das contas rejeitadas de Carlos Brasileiro, será decidido pelos dez vereadores em votação secreta. Para não entrar no banco dos politicos com fichas sujas, Brasileiro terá que ter sete votos a seu favor, caso contrário, estará inelegível por oito anos, e não poderá concocorrer as próximas eleições, e nem tentar a reeleiçao para deputado em 2014.

A decisão dos vereadores da época foi anulada por decisão judicial.

O vereador Laercio Muniz, entrará na próxima terça(17), com requerimento solicitando da mesa diretora da casa, que coloque as contas de 2001 em votação. Laércio conta com respaldo da justiça para provocar uma nova votação.

O presidente da Câmara, vereador Biro-Biro, apenas aguarda o pedido para iniciar o processo de votação.

O prefeito Paulo Machado, já reuniu os vereadores de sua base de sustentação e cobrou mais uma vez fidelidade.

Hoje, Helson(PMDB), Laercio(PTN) e Geri(PSC), vão acompanhar o parecer do TCM. Se a oposição conseguir apenas mais um voto, o sonho do Brasileiro, de voltar a comandar a prefeitura de Bonfim, irá por água abaixo

As contas de Brasileiro, exercicio de 2001, contém diversas irregularidas que foram constadas pelo TCM. Confira algumas das irregularidades detectadas:

Opina pela rejeição, porque irregulares, das contas da Prefeitura Municipal de SENHOR DO BONFIM, relativas ao exercício de 2001.

Verifica-se a partir da análise dos pontos enfocados no Relatório Anual, que a Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim trabalha em quase que completa desordem administrativa e financeira, sendo inobservados os mais elementares procedimentos legais e regulamentares no processamento das despesas e na condução da atividade operacional da entidade, inclusive descumprindo o princípio da transparência – um dos pilares da Lei de Responsabilidade Fiscal – Lei 101/00. Não há observância às Resoluções TCM nº 220/92, 354/98 e 460/00, à Instrução TCM nº 06/92 (implantação do Controle Interno) e a própria Lei Complementar Federal 101/00. O Demonstrativo de Contas do Razão não se apresenta em consonância com os demais papéis. Tanto é assim que ao final do Relatório a IRCE conclui seu trabalho, dizendo que os balancetes não apresentam capas; que houve meses onde foram apresentadas peças analíticas, inclusive do DCR, que não foram enviadas em outros meses; nas Relações dos Processos de Pagamento evidencia-se números idênticos para processos, porém os credores são distintos; os totais dos processos de pagamento não correspondem ao montante registrado no Demonstrativo de Despesa e no Razão; ocorreram diversos estornos, impossibilitando uma averiguação precisa, enfim, como a própria Inspetoria relata: “um verdadeiro caos”.

Há nos autos registro de 103 casos de empenho, 135 de liquidação e 33 de pagamentos irregulares da despesa; 13 de ausência de processo licitatório; 13 de ausência de comprovação de regularidade junto ao INSS e/ou FGTS; 12 de licitações irregulares; contratos com irregularidades; histórico dos processos de pagamento incompleto; conciliação bancária não especifica os números dos cheques; recibos sem data; ausência de recibos, entre outras, o que demonstra o descompasso da Entidade com a legislação de regência, em especial as Leis Federais 4.320/64 e 8.666/93.

Por fim, foram gastos no exercício de 2001 o total de R$ 616.469,52 com aluguel de veículos diversos, uma média mensal de R$ 51.372,46, o que equivale a aquisição de quatro carros populares, por mês!!!! Ademais, em dezembro a IRCE detectou que a Prefeitura adquiriu passagens de ônibus para carentes, no entanto, na relação dos beneficiados constam o nome de médicos e do Secretário de Saúde. Tais fatos ferem frontalmente os princípios constitucionais de moralidade, economicidade, razoabilidade, impessoalidade e eficiência.
No link a seguir do TCM, vc poderá conferir o relatório em sua totalidade:
CONTAS ANUAIS

Prefeitura de SENHOR DO BONFIM
Gestor:CARLOS ALBERTO LOPES BRASILEIRO
Exercicio:2001 Processo:07145-02
Publicacao:28/03/2003
Decisao:Rejeitado
Julgamento pela Camara:Acatado
Clique AQUI para acessar o parecer previo. No formato DOC para processos autuados ate 2009, em PDF para processos de 2010 em diante.
Clique AQUI para acessar a deliberacao para imputacao de debito.

Por Walterley Kuhin

Indústria e Comércio agenda reuniões com ambulantes, visando São João 2012

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Governo Cuidando da Nossa Gente, comunica a todos os ambulantes interessados em comercializar bebidas, comidas, e outras iguarias durante os festejos do São João 2012, no Parque da Cidade, que a primeira reunião de orientação aos serviços que serão prestados, será realizada nesta segunda- feira dia 16 de abril, às 19h, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim.
Esta primeira reunião será direcionada exclusivamente aos vendedores ambulantes de pipoca e licor. Os que desejam vender lanches, uma nova reunião será realizada na terça-feira dia 17, às 19h, também na Prefeitura Municipal.
Para os vendedores de coquetéis (“os capeteiros”), a reunião acontecerá na quarta-feira, dia 18, no mesmo horário e local das anteriores. E para os interessados em vender produtos e bebidas em isopor, o encontro será na quinta-feira, 20 de abril.

ASCOM BONFIM

sexta-feira, 13 de abril de 2012

MAIS UMA MORTE MISTERIOSA DEVE SER DESVENDADA PELA POLÍCIA CÍVIL DE BONFIM

Na manhã dessa quinta-feira 12 de abril, foi apresentado na delegacia de Senhor do Bonfim o senhor ANTONIO DE SOUZA 64 anos, residente em Salvador, a polícia civil de Bonfim está apurando maiores detalhes sobre a morte de uma senhora identificada como ELISABETE DE SANTANA, 57 anos, residente a Rua Otávio Mangabeira 97.
De acordo com a filha da vítima, que relatou que teria ido ao centro da cidade e ao retornar já no portão da casa teria desconfiado ao ver o cadeado pendurado na grade, e ainda na área teria visto sua mãe jogada no sofá da sala, com o vestido molhado e sem calcinha, ela balançava a mãe gritando pelo nome, quando teria se assustado ao ver o senhor Antonio que saía do quintal da casa, então ela começou a gritar e pedir ajuda a um primo.
O SAMU foi acionado, mas as informações que a mulher já estaria sem os sinais de vida.





O repórter Netto Maravilha conversou com o senhor Antonio na delegacia, e ele teria dito ao nosso repórter que: “Tem vinte e tantos anos que conheço a família e muitas vezes, vezes outras, eu tenho ficado sozinho com ela ali, sabe que essa amizade não é feita em qualquer lugar, mas como ela tem problemas de debilidade mental, física estado de nervo débil, um dia vai surgir uma crise não vai? Ai aconteceu surgiu a crise, eu estava ali, sou alvo de investigação, eu preciso ser investigado, eu não quero ser melhor que ninguém, pra dizer que não vou ser investigado, eu quero ser investigado, agora que as competências seja mais coerente com o que estudou a sua técnica, e o direito faça prevalecer, pronto somente isso”.
O repórter Netto Maravilha lhe perguntou, já que ela teve um mal o que o senhor tentou fazer pra ajudar ela, chamou o SAMU, por que ela foi encontrada molhada?
Antonio respondeu: “foi que eu tive que levar ela pro banheiro, porque ela já estava com sintomas de engasgue, principio de embolia pulmonar naturalmente que iria acontecer, quando eu retorno ela que boto sentada ali ela já dobrou o pescoço, então quer dizer que aquilo ali cortou a respiração dela e logo veio a óbito, eu já tinha dado massagem e tudo, mas, não teve jeito, agora claro eu vou ter que responder porque era eu e ela só ali. Depois chegou o Juliano que é filho de uma namorada que foi minha, que era irmã dela, ai eu disse Juliano tenta telefonar ai pra Cristina, que chegou com um temperamento nervoso”. E o Antonio comparou a reação da filha ao ver a mãe morta, com uma situação de afogamento.

Repórter: O senhor chegou a tocar na mulher?
Antonio: “Se em uma pessoa normal eu faço isso, pode ser até um estupro, talvez não porque ai foi consentido, mas no caso dela que é doente, tem crises, seu for fazer um troço desse ai, eu teria psicopatia, ai seria patológico e isso eu não faria, eu conheço a matéria conheço os direito de cada um, onde termina o meu ganho o outro e vice e versa, outra coisa que tenho a rogar também aonde foi essa mancha de sangue, que parece que a perícia ter encontrado, pera ai, a mulher já ia debilitada já com esse problema, e se tem mancha de sangue por acaso fui eu quem tirei essa mancha de sangue, eu não sou criminoso nem de uma forma nem de outra porque eu entendo das leis e coisa e tal, sou consciente daquilo e gosto do que é correto o que é certo, agora o mundo está errado e eu tenho que dá meu jeitinho de driblar esses erros da exigência da situação”, disse o Antonio.

Perguntado se assumia alguma culpa ou se negava ele disse que nega e que uma coisa igual não era do seu feitio.

Nosso repórter ainda acompanhou a polícia na residência, no hospital e de acordo com os investigadores e os delegados, a vítima não apresentava nenhum sinal de violência, e ainda na noite dessa quinta-feira, foi informado que a perícia não teria apontado nenhum sinal de abuso sexual, na mulher o que leva a crer que ela tenha sofrido um possível infarto.
Fonte: Maravilha Notícias

quinta-feira, 12 de abril de 2012

CONSELHO DE SEGURANÇA REUNE MORADORES DOS BAIRROS BONFIM I E II

O Conselho Comunitário Social e de Segurança Pública da Cidade de Senhor do Bonfim estará neste dia 12 de abril de 2012 às 19h30min, realizando uma reunião na sede da Associação do Bonfim I e II onde iremos discutir a segurança pública, convidados para esta reunião os Secretários Municipais de Infrainstrutura e Administração, Policial Militar e Civil e Conselho Tutelar esperamos a participação de todos os moradores dos bairros Bonfim I e II, Novo Horizonte, Barbosa Santos, Alto da Rainha.

ASCOM CONSELHO DE SEGURANÇA

quarta-feira, 11 de abril de 2012

SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DE BONFIM DIA 10 DE ABRIL 2012

Brasileiro teria tirado família de terreno e abrigado em casebre
Compareceu a Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, na noite desta terça-feira dia 10, o Senhor Oscar Avelino dos Santos, que teve sua propriedade invadida pelo lixão em sete tarefas de terras e nunca recebeu a indenização alguma por parte da prefeitura e a situação já se estende por 11 anos desde gestão do ex-prefeito Carlos Brasileiro, segundo o mesmo o município retirou as famílias do local e paga dois alugueis no valor de 150 reais, só que as famílias têm encontrado dificuldades em alugar imóveis neste valor enquanto a situação do terreno invadido até o momento não houve interesse do município em tentar resolver. O senhor Avelino foi àquela casa legislativa pedir apoio dos vereadores. Uma comissão formada por vereadores vão visitar o local, a fim de apurar a denuncia do ex-morador do lixão.

Funcionários do Hospital com salários atrasados
Na tribuna da Câmara o vereador Laércio Muniz do PTN denunciou que os servidores do hospital Regional, estão há três meses com os vencimentos atrasados e que o mais absurdo é que nenhum diretor que passa por aquela casa de saúde, nunca prestou contas a população e nem na câmara municipal.

Laércio lamentou a falta de ação do ex-secretário da pobreza, Carlos Brasileiro, que não apresentou nenhum investimento para amenizar o sofrimento do homem sofrido da zona rural, para o edil Brasileiro não se sensibiliza com miséria que vive hoje o homem do campo.

Município não tem política para os jovens
Na opinião do Vereador Gustavo Miranda do PCdoB o município de Senhor do Bonfim, não tem priorizado a juventude, sem nenhum projeto voltado para os nosso jovens, que não recebem apoio ao incentivo aos estudos, ao lazer e nem tão pouco na formação profissional.

Aprovado projeto que concede reajuste aos servidores municipais
Foi aprovado o projeto de lei do executivo 04/2012, que altera a titulo de remuneração de servidores exercentes de cargos de provimentos efetivos e decorrentes de mandatos eletivos internos, alterando, parcialmente, alei nº. 1.210/2011.

Clube dos Boleiros utilidade Publica Municipal
De autoria do vereador Biro-Biro do partido Verde, que foi aprovado o projeto de lei do legislativo de nº 003/2012, que torna de utilidade pública Municipal o clube dos boleiros de Senhor do Bonfim, localizado no Município de Senhor do Bonfim.

Reajuste dos Salários dos servidores do Legislativo
Foi aprovado o projeto de lei do legislativo de 004/2012, que altera os valores a titulo de remuneração dos servidores efetivos e comissionados da Câmara Municipal, concedendo reajuste Salarial DE 6,5% e modificado e anexo único da lei Municipal nº 1.211/2011, de 18 de maio 2011.

Nenhum projeto para a juventude
O Vereador Helson de Carvalho do PMDB parabenizou o belíssimo discurso do edil Gustavo Miranda, que durante os três anos na base do prefeito Paulo Machado, nunca apresentou naquela casa legislativa nenhum projeto voltado para juventude, agora os vereadores que la atrás fizeram parte da base, agora como não convém mudaram o discurso.

Audiência Publica SOS cadeias produtiva
Na próxima terça-feira dia 17, AS 19h00min; A câmara de Senhor do Bonfim, vai promover uma audiência publica a pedido do consórcio de desenvolvimento sustentável/CDS TIPNI, quando será debatido o SOS cadeias produtivas- O GRITO DO NORTE DA BAHIA.

Semáforos com placa de leds
O Vereador Carlos de Tijuaçu do PHS disse que nos próximos dias Senhor do Bonfim vai ganhar novos semáforos com placa de leds,segundo o edil o investimento vai apresentar uma visão moderna no centro embelezando mais a nossa cidade.

Carlos disse ainda, que o vereador Gustavo anda desinformado em relação ao investimento com a juventude, pois o município esta inaugurando a escola de lapidação onde jovem serão capacitados em um período de oito meses.

Nívea Seixas realiza ação e cidadania
A Vereadora Lucia Cerqueira do PHS falou sobre a programação do dia de ação e cidadania na escola municipal Nívea Seixas, que vai acontecer nesta quinta-feira dia 12,com a seguinte programação:

-Aferição de pressão e Exame Papa Nicolau, com o PSF do Bonfim III;
-Diagnostico Capilar, com Ana Cosméticos;
-Pintura corporal, equipe Nívea;
-Reciclando Roupas; com Nalvinha Aguiar;
-Teatro e higiene corporal,com agentes de saúde;
-Aplicação de Flúor,clinica Sorriso;
-Estação de tratamento, Embasa;
-Tipagem sanguínea, Codetan;
E Corte e escova, Salão São Miguel.

ASCOM CÂMARA

GRAVE ACIDENTE ENVOLVENDO DOIS VEÍCULOS NA BR 407 ENTRE PONTO NOVO E FILADÉLFIA DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS

Por volta Das 12h22min desta terça-feira, (10) Aconteceu um grave acidente na BR 407, Entre os municípios de Ponto Novo e Filadélfia, precisamente no Povoado de Aroeira Interior de Filadélfia, o Acidente envolveu uma Saveiro preta com placa de Itiúba, e um Gol preto De placa JSS 5896 licença de Salvador-BA.
Segundo Testemunhas que se encontravam no local, os veículos trafegavam no sentido Filadélfia/Ponto Novo quando a Saveiro pegou a mão contrária, para entrar em uma estrada vicinal que dá acesso a Itiúba, momento em que o Gol o ultrapassava em alta velocidade, batendo na lateral do mesmo capotando 03 Vezes causando destruição total no veículo.

A equipe da Policia Militar e do SAMU chegaram rapidamente ao local, fazendo o isolamento do local e socorrendo os motoristas para o Hospital Nossa Senhora de Fátima em Ponto Novo, segundo informações colhidas com profissionais do SAMU, o condutor do Gol, ADERBAL GENÁRIO GOMES NETO, 26 Anos, Residente no Bairro Pituba em Salvador, sofreu escoriações leves e corte profundo no crânio. Já o motorista do Saveiro senhor OSVALDO BARAUNAS DOS SANTOS, 67 Anos, também sofreu escoriações leves e um corte na cabeça, já a sua esposa nada sofreu, uma socorrista do SAMU mandou Aderbal comemorar uma nova data de nascimento, pois segundo ela pela gravidade do acidente, ele nasceu de novo.

Foto: Arnóbio Carneiro
Fonte : Em cima da noticia

terça-feira, 10 de abril de 2012

RESULTADO DA OPERAÇÃO SEMANA SANTA - DEL. 10.04 DA PRF‏

A Del. 10/04 - Sr. do Bonfim, com circunscrição na BR 407, do KM 10 ao 230 (Juazeiro - Capim Grosso), e BR 324, doKM 356 ao 444 (Capim Grosso - Riachão do Jacuípe), acaba de apresentar o resultado da Operação SEMANA SANTA, que teve como objetivos principais, a redução de acidentes e o combate a criminalidade, no feriado prolongado:

Veículos Fiscalizados -
Pessoas fiscalizadas - 214
Notificações extraídas - 97, 

sendo:

Por ultrapassagens proibidas - 45
Por uso de bebidas alcoólicas - 04
Por falta do uso do cinto de segurança- 07
Outras notificações - 41
Testes com etilômetros efetuados - 187
Pessoas detidas por dirigirem sob efeito de álcool - 02
Acidentes sem vítimas - 03
Acidentes com vítimas - 02
Total de feridos - 03
Total de mortos - 00

A Operação Semana Santa 2012, realizada pela Delegacia 10/04, foi considerada um sucesso, havendo uma redução de 28 por cento no número de acidentes, e 60 por cento com relação ao número de feridos, comparando com o mesmo período do ano de 2011, além de não ter havido registro de mortos na região. Foram realizados 187 testes com os etilômetros da Delegacia, sendo flagrados 04 condutores dirigindo sob efeito de álcool, sendo que destes, 02 foram presos em flagrante por crime de trânsito.
Mais uma vez, a Delegacia 10/04, cumpre com seu papel na sociedade, preservando o motivo maior de sua existência: SALVAR VIDAS!!

ATT:
Insp. Lopes Júnior

BANCO POSTAL NOS CORREIOS ATENDE CIDADÃO EM PILAR DEPOIS DO ASSALTO TERRORISTA

Depois do roubo terrorista que sofreu a agência do Baco do Brasil, no distrito de Pilar recentemente, para não perder seus clientes e ao mesmo tempo proporcionar uma agilidade, o Banco está disponibilizando os serviços postais, em uma agência dos Correios, que funciona no local.
Dessa forma os cidadãos jaguararienses que ali residem não são obrigados a se deslocarem a outras cidades como Juazeiro, Senhor do Bonfim e até mesmo a sede do município e assim a rotina da vida daquelas pessoas vai voltando aos poucos a sua normalidade.

Foto: Edilson

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Sesab registra os primeiros casos de AIDS em Bonfim e Campo Formoso este ano

egundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). As primeiras notificações da doença em 2012 foram feitas por Coaraci, Camacan e Ilhéus. Entre 1º de janeiro e esta sexta-feira, 30, juntos, eles tinham quatro ocorrências envolvendo adultos.
Os municípios ainda não registraram morte em decorrência da doença neste ano. No estado, foram 184 casos, sendo 138 em Salvador. As demais ocorrências foram em Camaçari (11), Campo Formoso (1), Dias d’Ávila (1), Entre Rios (1), Eunápolis (2), Feira de Santana (1) e Guanambi (2).
Também há registros de casos em Itamaraju (2), Itatim (1), Juazeiro (5), Paulo Afonso (2), Piatã (1), Porto Seguro (3), Santaluz (1), Santana (1), Santo Antônio de Jesus (1), Senhor do Bonfim( 2), Teixeira de Freitas (3) e Tucano (2).
Ivan Silva

Marcadores: local, policial VUGNER SILVA EM BUSCA DO HEXA CAMPEONATO NORDESTE DE JIUJITSU

O ATLETA BONFINENSE VUGNER SILVA E SUA EQUIPE IRÃO PARTICIPAR DO CAMPEONATO BRASILEIRO REGIÃO NORDESTE EM FEIRA DE SANTANA NOS DIAS 7 E 8 DE ABRIL,EVENTO ESSE REALIZADO PELA FBJJE E PELA CBJJE,LEVANTO ATLETAS QUE JA CONQUISTARAM TITULOS BAIANOS ,A EQUIPE SERA REPRESENTADO PELOS NOVOS TALENTOS DO JIUJITSU BONFINENSE ATLETAS QUE REALMENTE TEM UM NIVEL ALTO DE COMPETIÇÃO E QUE SERÃO OS NOVOS VALORES DA ARTE MARCIAL BONFINENSE GARANTE VUGNER SILVA.
NA CATEGORIA ADULTO PESO PENA FAIXA PRETA VUGNER SILVA VAI EM BUSCA DO EXA CAMPEONATO
FAIXA AZUL MAILSOM ALVES PESO PLUMA
FAIXA AZUL LEONILSOM MARQUES JUVENIL
FAIXA AZUL LUAN SÁ JUVENIL
FAIXA AZUL LUCAS MURICY JUVENIL
NOS DA EQUIPE BONFIM KOMBAT LIDERADA PELO MESTRE VUGNER SILVA,VAMOS COM UM SÓ OBJETIVO TRAZER TITULOS PARA A CIDADE DE SENHOR DO BONFIM E REPRESENTAR DA MELHOR FORMA POSSIVEL NOSSA EQUIPE E O NOSSO MESTRE.
AGRADECEMOS O APOIO DO PREFEITO PAULO MACHADO,VEREADOR BEL,ORCA ENGENHARIA,VERDES MARES TINTAS.

Neto Maravilha

Programa Prefeitura nas Comunidades é lançado no distrito de Igara

Mais de 600 pessoas participaram do lançamento do Programa Prefeitura nas Comunidades, que aconteceu na manhã da última quarta-feira (18)...