quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

SETOR PRIVADO APRESENTA CARTA DE INTENÇÕES PARA DISCUTIR IMPLANTAÇÃO DO POLO INDUSTRIAL E COMERCIAL EM SENHOR DO BONFIM


Na tarde da última quarta-feira, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, empresários apresentaram ao Governo Municipal uma carta de intenções para a implantação de um PoloIndustrial e Comercial.Na reunião estavam presentes: o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Valberto Silva, o Secretário de Administração, Marcos Conceição, o Secretário de Infraestrutura, Humberto Correia, além dos assessores Rubens Torres e Leandro Lima.
Naquele momento foram discutidos os pontos necessários para a implantação e captação de recursos para o polo, como aspectos legislativos e licenciamento ambiental.Outros assuntos serão discutidos em reuniões posteriores, com a presença do secretário do Meio Ambiente e o Procurador do Município.
A implantação do Polo Industrial e Comercial é uma das metas do Governo “Uma Nova Realidade”, que já elaborou plano de ações estratégicas que visam desenvolver o potencial econômico do município, explorando todos os potenciais que a região oferece.

Ascom

SECRETARIA DE SAÚDE TREINA ARTICULADORES PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL CONTRA A DENGUE


Os articuladores treinados pela Secretaria Municipal de Saúde de Senhor do Bonfim participam durante todo o dia de hoje, 31, no auditório da UNEB,da Oficina de Capacitação de Articuladores do Projeto de Mobilização Social contra a doença; eles estão sendo capacitados para convocar a população na luta contra o mosquito da dengue.
O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, em parceria com a Fundação Luís Eduardo Magalhães e a Secretaria de Saúde do município.
Palestras, panfletagens, e visitas domiciliares levarão a mensagem de prevenção e controle da dengue ao cotidiano dos cidadãos dos bairros mais propensos à proliferação do Aedes aegypti. Os articuladores são moradores das próprias comunidades trabalhadas.

 Ascom

Secretaria Municipal de Cultura inicia o programa de cadastramento de artistas, artesões, agentes, produtores, gestores e pesquisadores culturais.


“O direito à participação nas decisões de política cultural é o direito dos cidadãos de intervir na definição de diretrizes culturais e dos orçamentos públicos, a fim de garantir tanto o acesso quando à produção de cultura pelos cidadãos.” Marilene Chauí.
Considerando que o Município de Senhor do Bonfim é imensamente rico em expressões e manifestações culturais e que estas representam parte da identidade do povo bonfinense, a Secretaria Municipal de Cultura, convida a todos os artistas, artesões, agentes, produtores e gestores culturais para uma reunião no dia 06 de fevereiro do corrente ano, no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho às 09:00h. Na oportunidade daremos início ao programa de cadastramento de artistas, artesões, agentes, produtores, gestores e pesquisadores culturais. 

Ascom

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO ANUNCIAM MUDANÇAS NO TRÂNSITO DE SENHOR DO BONFIM


A fim de desafogar o trânsito para quem trafega no centro da cidade, a Secretaria de Administração, juntamente com o Departamento Municipal de Trânsito da Prefeitura de Senhor do Bonfim, anuncia a mudança no sentido das seguintes ruas:
·         Rua Mariano Ventura, sentido único em direção a Praça Dr. José Gonçalves;
·         Rua Duque de Caxias com direção ao Hospital regional, também com sentido único.



As novas mudanças já foram colocadas em prática e os infratores serão autuados a partir do dia 5 de fevereiro.O município também conta com o desempenho dos guardas de trânsito, que auxiliam na organização do tráfego de veículos, orientando motoristas e pedestres.
A partir de hoje, 30 de janeiro, serão realizadas uma blitz educativas, mostrando aos transeuntes que as vias Mariano Ventura-Praça Dr. José Gonçalves e Duque de Caxias - Hospital Regional, atualmente com mão dupla, se tornarão sentido único.
A Prefeitura de Senhor do Bonfim realizou um conjunto de iniciativas para melhorar o tráfego na cidade e outras mudanças serão anunciadas em breve.

Ascom

EM VIRTUDE DA SECA E DAS CONDIÇÕES FINANCEIRAS DO MUNICÍPIO, GOVERNO MUNICIPAL SUSPENDE FESTIVIDADES CARNAVALESCAS EM SENHOR DO BONFIM


Considerando que o Município de Senhor do Bonfim faz parte das 158 cidades baianas que se encontram em “estado de emergência” devido ao período de estiagem e, com base na recomendação do TCM – Tribunal de Contas dos Municípios, que se manifesta favorável à de despesas, principalmente gastos com festejos, são necessárias ações que objetivam minimizar os efeitos da seca. Em assim sendo, informamos que estão suspensas as festividades de Carnaval para o ano de 2013.
Acreditamos viverem uma comunidade na qual o interesse comum é o bemestar da população. Estamos convictos que os envolvidosnas festividades carnavalescas compreenderão a decisão do governo.

Ascom

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

CÂMARA MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM VOTARÁ SOBRE CONTRATAÇÕES POR TEMPO DETERMINADO PARA PREFEITURA MUNICIPAL

Senhor do Bonfim (Ba), 28 de janeiro de 2013.

Ofício 009/2013



O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Convoca aos Srs. (as) Vereadores (as) para a sessão que será realizada no dia 29 de janeiro de 2013, às 19:00hs, no salão pleno da mesma para votação destes dois projetos de Lei abaixo discriminados.

Projeto de Lei 001/2013 – “Dispõe sobre o regime especial de contratação por tempo determinado no âmbito do Poder Executivo Municipal e dá outras providências”.

Resumo:

Para atender a necessidade temporária excepcional interesse público, os órgãos da Administração Municipal direta, poderá efetuar contratação de pessoal por tempo determinado, nas condições e prazos previsto nesta Lei.

Projeto de Lei 002/2013 – “Dispõe sobre a celebração de convênios, contratos e acordos durante o exercício de 2013”.

Resumo:

Dispõe sobre a celebração de convênios para recebimento de recursos financeiros, os quais serão utilizados para fazer face às despesas que serão contraídas pelo Município quando da execução de programas que reverter-se-ão em benefício da comunidade.


Laércio Muniz de Azevedo
Presidente da Câmara

OPERAÇÃO DA SECRETARIA DE AGRICULTURA APREENDE 26 ANIMAIS

A Prefeitura de Senhor do Bonfim, através da Secretaria de Agricultura, iniciou uma operação de retirada de animais das vias públicas, visando garantir a segurança da população e prevenindo possíveis acidentes.

O trabalho é baseado no recebimento de denúncias e na fiscalização em todo o perímetro urbano, com rondas e apreensão de animais de grande e médio porte, como jumentos, cavalos, bois e vacas, que vagam pela cidade.

Diante do número de ocorrências registradas nos últimos dias, uma equipe formada pela Secretaria de Agricultura fez apreensão na manhã desta terça-feira, dia 29, de vinte e seis (26) animais (cavalos), que somente serão liberados após pagamento de multa. Os equinos foram capturados nas margens das rodovias que cortam o município e em alguns bairros de Senhor do Bonfim.

Segundo o Secretário de Agricultura, Dâmaso Rocha, nos próximos quinze dias haverá também uma ação para apreender cães que vivem soltos nas ruas.

A prefeitura lança mais uma vez o alerta de que animais negligenciados podem causar graves acidentes no trânsito, e, por isso, ser criados em locais adequados, para que não se tornem uma ameaça à segurança das pessoas, e a si mesmos.

ASCOM BONFIM

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS E GESTORES


O Secretário de Saúde da Prefeitura de Senhor do Bonfim, Dr. Washington Sobreira, participou na manhã desta terça-feira, 29, juntamente com representantes dos municípios que integram a 28ª DIRES, do encontro que debateu ações do Sistema de Informações Sobre Orçamentos Públicos em Saúde – SIOPS.
O evento realizado pela SESAB – Secretaria de Saúde do Estado, e FESBA – Fundo Estadual de Saúde, através da 28ª Dires, aconteceu na sede da Diretoria Regional.
Conselheiros e gestores de saúde dos municípios da região foram capacitados acercado uso correto do SIOPS, ferramenta que objetiva apurar as receitas totais e os gastos em ações e serviços públicos de saúde.
Lázaro Carvalho, Coordenador do Núcleo SIOPS, foi um dos palestrantes presentes no evento.

ASCOM

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Veja foto de boate no RS antes e depois de incêndio


Banda que tocava em boate em Santa Maria teve um integrante morto

A banda Gurizada Fandangueira, que tocava na boate Kiss em Santa Maria (RS) na hora do incêndio onde pelo menos 232 pessoas morreram e outras 131 se feriram na madrugada deste domingo (27), teve um de seus seis integrantes mortos: o sanfoneiro (gaiteiro) Danilo Jaques, o mais jovem do grupo.
O baterista Eliel de Lima, de 31 anos, contou ao G1 que, antes de deixar o local, desatou a sanfona das costas do amigo. Eliel diz que foi o último músico a deixar o palco. Nessa hora, Danilo estava parado ao lado da porta do banheiro, ainda preso à sanfona. Foi quando o baterista ajudou o colega a se livrar do instrumento.
Na imagem abaixo, postada no Facebook da banda, de acordo com Eliel aparecem (da esquerda para a direita) ele, o sanfoneiro Danilo, o percussionista Márcio André Santos, o baixista Giovani Kegler (mais ao fundo), o vocalista Marcelo de Jesus dos Santos e o ex-integrante Will Machado – todos na faixa dos 30 anos. O atual guitarrista, Rodrigo Martins, não aparece na foto porque entrou depois. Também faz parte do grupo Venancio Anschau, responsável por controlar a mesa de som.
 

Baterista tentou ajudar sanfoneiro a escapar, mas músico acabou morrendo.
Grupo se apresentava pelo menos uma vez por mês na boate Kiss.


    A banda Gurizada Fandangueira, que tocava na boate Kiss em Santa Maria (RS) na hora do incêndio onde pelo menos 232 pessoas morreram e outras 131 se feriram na madrugada deste domingo (27), teve um de seus seis integrantes mortos: o sanfoneiro (gaiteiro) Danilo Jaques, o mais jovem do grupo.
    O baterista Eliel de Lima, de 31 anos, contou ao G1 que, antes de deixar o local, desatou a sanfona das costas do amigo. Eliel diz que foi o último músico a deixar o palco. Nessa hora, Danilo estava parado ao lado da porta do banheiro, ainda preso à sanfona. Foi quando o baterista ajudou o colega a se livrar do instrumento.
    Na imagem abaixo, postada no Facebook da banda, de acordo com Eliel aparecem (da esquerda para a direita) ele, o sanfoneiro Danilo, o percussionista Márcio André Santos, o baixista Giovani Kegler (mais ao fundo), o vocalista Marcelo de Jesus dos Santos e o ex-integrante Will Machado – todos na faixa dos 30 anos. O atual guitarrista, Rodrigo Martins, não aparece na foto porque entrou depois. Também faz parte do grupo Venancio Anschau, responsável por controlar a mesa de som.
    anda Gurizada Fandangueira, que tocava na hora do incêndio em Santa Maria, teve um integrante entre os mortos: o sanfoneiro Danilo Jaques, que aparece acima de camisa azul e blazer preto (Foto: Arquivo pessoal)
    "Àquela altura, o pessoal já estava correndo, a fumaça levantando, aí não o vi mais, estava tudo escuro, era uma fumaceira", lembra.
    Depois disso, Eliel saiu correndo em direção à saída e ficou esperando em um estacionamento em frente pelos outros cinco companheiros da banda. Aos poucos, os músicos se encontraram, mas Danilo não voltou.

    G1

    sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

    Estrada que liga Saúde a Caldeirão Grande ficou interditada

    De acordo o site da rádio Paiaiá FM, a estrada que liga os municípios de Caldeirão Grande a Saúde ficou interditada do dia de ontem (23), devido as fortes chuvas que vem caindo em nossa região, o rio da Várzea transbordou chegando a alagar toda a estrada.
     A situação é tão grave que a BA está totalmente coberta de água, chegando a ter pontos que não dá para ver a estrada. Ontem quarta-feira (23) a chuva foi constante durante a manhã, fazendo com que a situação se agravasse mais.O transito já liberado após águas terem baixado.Fonte:RP

    Decretos da prefeitura de Jacobina vão parar em Diário Oficial de Eunápolis



    Decretos baixados este ano pela prefeitura de Jacobina, no norte baiano, foram parar nas páginas do Diário Oficial Eletrônico do Município de Eunápolis, no sul baiano. As publicações causaram estranheza e gerou uma série de especulações sobre o ocorrido. Nesta quarta-feira (23), o secretário de Planejamento de Eunápolis, Valdiran Marques, explicou que houve um erro na publicação. Segundo o chefe da pasta, os atos institucionais foram divulgados, “por equívoco”, na página de Eunápolis. De acordo com Marques, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Municipal (IBDM), responsável pelo serviço, publicou uma nota oficial com um pedido de desculpa pelo erro. Após a falha, a administração eunapolitana resolveu trocar de administrador. As publicações, obrigatórias por lei, passarão a ser de responsabilidade do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).

    ESPAÇO ABERTO

    MALUCA.Mulher fica nua durante protesto em Itabuna

    Uma mulher ficou nua na porta do gabinete do prefeito de Itabuna, Vane do Renascer (PRB), durante manifestação de servidores públicos do município nesta quarta-feira (23). O protesto foi realizado na porta da prefeitura, em função do atraso de salários e do não cumprimento da proposta de parcelar em 16 vezes os vencimentos de dezembro de 2012 pelo ex-prefeito Capitão Azevedo (DEM). Segundo a servidora que tirou a roupa, esta foi a melhor forma de protestar. Informações do blog Políticos do Sul da Bahia.


    Fonte Espaço Aberto

    CTA/SAE (CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO – SERVIÇO AMBULANTORIAL ESPECIALIZADO) REALIZA ENCONTRO PARA ELABORAÇÃO DO CRONOGRAMA ANUAL DE METAS



    Na manhã da última quinta feira (24/01), o CTA/SAE esteve reunido com representantes da SEMUS (Secretaria Municipal de Saúde), SEMEC (Secretaria Municipal de Educação), Hospital Regional, CAPS e outros, para o início da elaboração da Programação Anual de Metas, instrumento que dá visibilidade às metas, ações e recursos a serem serão mobilizados e representa a síntese do processo local de discussão e definição das prioridades de cada estado e município.
    No PAM são contempladas áreas de atuação como Promoção, Prevenção e Proteção, além de Diagnóstico, Tratamento e Assistência de pessoas com AIDS e outas DST. As orientações para essas categorias priorizam: a melhoria do cuidado e da qualidade de vida das PVHA, com foco no fortalecimento da rede de atenção e linhas de cuidado para as DST, AIDS e hepatites virais. É valido, ainda, destacar: Tratamento, Seguimento e Adesão ao Tratamento de HIV/AIDS e HV, direitos sexuais e reprodutivos, saúde mental, profilaxia com ARV, atenção à lipodistrofia por meio de ações voltadas a orientações sobre nutrição e exercícios físicos, eventos adversos, manejo de resistência, abordagem das coinfecções mórbidas e comorbidades, qualificação  e organização de serviços ambulatoriais, assistência hospitalar e laboratorial voltadas às DST/AIDS/HV, qualificação da abordagem na Atenção Básica das crianças e adolescentes infectados pelo HIV, prevenção da TV da Sífilis, Hepatite B, HTLV e HIV.
    Também são contemplados a gestão, desenvolvimento humano e institucional e a pesquisa. A palestrante, Sabrina Vilas Boas, enfermeira e coordenadora do CTA/SAE, informou que tão logo seja concluído, o plano terá seus prazos de execução e cronograma divulgados á população. 

    Ascom

    GOVERNO RECEBE DEMANDAS DO SINDICADO DOS TRABALHADORES RURAIS E DA CENTRAL DAS ASSOSSIAÇÕES DA AGRICULTURA FAMILIAR



    Em reunião realizada na manhã do dia 24/01, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o CAAF – Central das Associações de Agricultura Familiar apresentaram ao Governo Municipal reinvindicações para o setor. Estavam presentes o Prefeito Municipal, Edivaldo Martins Correia, a Secretária de Educação, Fabiana Veras, o Secretário de Agricultura, Dâmaso Rocha e o Assessor Especial de Governo, Coronel Carvalho Melo.
    Entre os assuntos abordados, discutiram-se as demandas do sindicato para apoio à agricultura, a apresentação do projeto para feira de agricultura familiar durante o São João e a solicitação da inclusão dos produtos oriundos da agricultura familiar no PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar; os representantes solicitaram que fossem inseridos na merenda escolar adquirida pelo município os produtos produzidos pelas famílias participantes da CAAF.
    O Governo ratificou o compromisso de intensificar projetos de apoio à agricultura em todas as suas vertentes, inclusive no tocante ao solicitado pelas entidades. A inclusão dos produtos da CAAF na merenda escolar já é um projeto que o governo quer pôr em prática; em relação à feira de agricultura, o projeto também será discutido com a comissão organizadora do São João.

    Ascom

    GOVERNO “UMA NOVA REALIDADE” COMEÇA OBRAS DE MELHORIA NA ESTRADA QUE LIGA SENHOR DO BONFIM AO DISTRITO DE QUICÉ



    Foi iniciado na última segunda feira, uma ação há muito desejada pela população da comunidade de Quicé: o processo de melhoria e reparo na estrada que liga Senhor do Bonfim ao distrito. Por ser um via de grande tráfego e ainda sem pavimentação, o estado em que se encontrava a estrada era caótico. O conserto das estradas vicinais será realizado em outras estradas do município. Em Quicé, as obras devem estar concluídas até a próxima semana.
    Segundo o Secretário de Infra Estrutura, Humberto Correia, estas medidas serão realizadas constantemente, já que a manutenção permite o fluxo de veículos de forma mais segura e otimiza o transporte para a população do distrito. Em breve será divulgada a lista das próximas localidades beneficiadas.

    Ascom

    Programa Prefeitura nas Comunidades é lançado no distrito de Igara

    Mais de 600 pessoas participaram do lançamento do Programa Prefeitura nas Comunidades, que aconteceu na manhã da última quarta-feira (18)...