sexta-feira, 31 de maio de 2013

Sr do Bonfim: Ex-Prefeito Paulo Machado terá que devolver recursos por falta de prestação de contas em convênio assinado por Carlos Brasileiro

Ex Prefeito Paulo Machado denunciou Carlos Brasileiro no TCM
Brasileiro foi denunciado por falta de prestação de contas
O Governo uma Nova Realidade comunica à população a NÃO APROVAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS do convênio 952 de 04 de julho de 2008 (Aquisição de Equipamentos e Materiais permanentes para Unidades Básicas de Saúde), celebrado entre o município, pelo então prefeito Carlos Alberto Lopes Brasileiro e o Ministério da Saúde.
Este convênio não aprovado, referente à aquisição de 8 oftalmoscópios foi comunicado ao Tribunal de Contas do Município (TCM), na gestão do ex-prefeito Paulo Batista Machado, que deverá devolver ao Ministério da Saúde, com recursos próprios, o valor de R$28.000,00 reais corrigido conforme demonstrativo de débito.
O ex- gestor foi comunicado no último dia 16 de maio para que essa quantia seja devolvida. Caso a situação não seja regularizada no prazo de 15 dias, haverá inclusão do município no Cadastro Informativo dos Débitos não Quitados de Órgãos Federais – CADIN, que implicará na NÃO CELEBRAÇÃO de novos convênios.

ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim
Praça Juracy Magalhães, Sn, Centro
Telefone: (74) 3541-8324 | (74) 9971-6236
www.senhordobonfim.ba.gov.br | www.pmsb.ba.gov.bra

IBGE apresenta mapa de indicadores sobre trabalho infantil, Itiuba tem o pior índice da região

O IBGE, em atendimento ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, ao Ministério Público do Trabalho – MPT, ao Ministério do Trabalho e Emprego – MTE e à Organização Internacional do Trabalho – OIT, está apresentando  no seu portal, mapa de indicadores selecionados sobre a situação das crianças e adolescentes de 10 a 17 anos de idade, no que concerne a trabalho e educação, com base nos resultados da amostra do Censo Demográfico 2010.
A publicação deste mapa tem como principal objetivo subsidiar a elaboração dos Planos Plurianuais – PPA dos Municípios, especialmente no que se refere à formulação de políticas públicas de combate ao trabalho de crianças e adolescentes e à definição de suas metas.
Todos os resultados apresentados também estão disponíveis no Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA. Eles envolvem informações sobre características demográficas, de educação e trabalho, com o objetivo de mostrar a distribuição no território nacional das pessoas de 10 a 17 anos de idade ocupadas e também daquelas não alfabetizadas e fora da população estudantil.
ÍNDICES DE TRABALHO INFANTIL NA REGIÃO
Jaguarari                     8,4%
Senhor do Bonfim    8,9%
Antônio Gonçalves   9,5%
Pindobaçu                 11,8%
Filadélfia                   14,5%
Ponto Novo               15,8%
Andorinha                 16,4%
Campo Formoso    19,3%
Itiúba                           22,6%
Fonte:Ascom Ibege

quarta-feira, 29 de maio de 2013

JACOBINA: HOMEM MORRE EM ACIDENTE GRAVE COM CARRO OFICIAL DO ESTADO

Joceval Guimarães dos Santos, de 46 anos, morreu em um acidente de carro ocorrido na BR 324, por volta das 10h30 desta terça-feira, próximo a entrada da estrada vicinal que leva ao povoado do Escôncio. Joceval conduzia uma FORD Ranger do Governo do Estado e viajava sentido Salvador a Jacobina na companhia de Gilberto Romano Rosa de Jesus, coordenador II do Codin (Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração).

Testemunhas contaram que o motorista perdeu o controle na curva e saiu da pista, capotando o carro em cima de uma pedra às margens da pista. A Pancada amassou o teto, que atingiu a cabeça de Jocevan, que apesar de usar cinto de segurança, teve morte instantânea.

O SAMU foi acionado e socorreu Gilberto até o Hospital Antônio Teixeira, onde recebeu atendimento médico. Joceval morava no bairro de Plataforma em Salvador e era contratado do estado pelo sistema REDA. A PRE sinalizou o local enquanto peritos do DPT realizaram o levantamento cadavérico. Em seguida o corpo foi removido ao IML da 16ª COORPIN.


Fonte:Bahia Acontece

128 ANOS DE SENHOR DO BONFIM É MARCADO POR CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO POPULAR

Nem a chuva afastou os cidadãos bonfinenses da grande festa de aniversário da cidade ontem (28) na Praça Nova do Congresso. Com o tema “Recortes do Passado: Ampliação da Cidadania e Participação”, a comemoração, iniciada logo pela manhã contou com desfiles cívicos, hasteamento das bandeiras, desfile das escolas municipais remontando a história do município, além dos diversos serviços oferecidos no Projeto “Cidadania em Ação”, concebido pelo governo Uma Nova Realidade.


TEMÁTICA

A secretária de educação, Fabiana Veras, uma das idealizadoras do projeto, ressalta que a ideia da temática escolhida para os festejos de 128 anos surgiu de características percebidas no povo bonfinense. “Muitos aqui nasceram, outros aqui chegaram e construíram suas famílias, juntos, formaram um povo que não mede esforços quando se fala em solidariedade em busca do bem comum”.


PRESTÍGIO

Além de Fabiana Veras, estavam presentes o prefeito Edvaldo Martins Correia, o chefe de gabinete, Ricardo Aquino, a secretária de Ação e Desenvolvimento Social, Marza Correia, o secretário de Agricultura, Dâmaso Rocha, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Valberto Silva, o secretário de Meio-Ambiente e Controle Urbano, Antônio Augusto, além dos demais secretários do município. Também prestigiaram os festejos o presidente da Câmara, vereador Láercio Muniz, a vereadora Lúcia Cerqueira, Ivan Barbosa, João Carlos Bernardes (“Biro-Biro”), os deputados Elmar Nascimento, Luciano Simões e Carlos Brasileiro, o Major do 6º Batalhão de Polícia Militar, Sidney Lima e o Capitão Gil André.


ACONCHEGO

O prefeito, Edivaldo Martins Correia, em seu pronunciamento oficial, felicitou o munícipio pela constante luta em busca da evolução. “É uma sensação indescritível trabalhar, morar e viver em Senhor do Bonfim. Uma cidade que recebe de forma acolhedora todos que por aqui chegam. Sua história é marcada por uma constante busca do desenvolvimento econômico, social e cultural. Senhor do Bonfim é um lugar para se investir e viver”, acrescenta.



CIDADANIA EM AÇÃO

Quem foi à Praça Nova do Congresso teve acesso à diversos serviços gratuitos, como emissão de cartão SUS, teste de HIV, aferição de pressão, informações sobre DST’S, salão de beleza, Agência Móvel da Coelba, Embasa e INSS, exposições de instituições como Uneb, IF Baiano e Ferrovia Centro- Atlântica, e informações sobre a história do município.
“Já fiz dez cortes de cabelo, além de manicure, pedicure e design de sobrancelhas. Até o final da tarde, a expectativa é atender em torno de 50 pessoas”, conta Juliana, cabelereira.
D. Maria Alves, aposentada, descreveu a alegria que estava sentindo, enquanto fazia as unhas. “Pra mim tá sendo o primeiro ano de elogios a essa festa! Um exemplo lindo de cidadania.”
No stand dos serviços de Saúde, o movimento era grande. Somente na área dos testes rápidos de HIV foram atendidas 40 pessoas na primeira hora.
“Vou aproveitar pra fazer o teste, que é rápido. Além de trazer minha família pra se divertir, é importante cuidar da saúde. Gostei muito do atendimento, e não doeu nada”, garante Almir Conceição, representante de vendas.


FORRÓ, FUTEBOL E LOUVOR

E a festa não acabou por aí. À tarde foi a vez do Encontro de Sanfoneiros animar a população, rememorando antigos sucessos de forró. No Estádio Pedro Amorim, a Final da Copa Rural de Futebol acabou melhor para o time da Lagoa do Coxo, que venceu o Juventus de Quicé por 1×0.
À noite, no Parque da Cidade, a cantora gospel Alice Maciel e o preletor de Feira de Santana, Pr. Luiz Maia encerraram o dia de comemorações.

Hoje (29) acontece a Missa Festiva em Ação de Graças à Senhor do Bonfim a partir das 19 horas na Catedral Diocesana.


ASCOM PMSB

ESTADO DIVULGA RESULTADO DE PROVA OBJETIVA DO CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL

A Secretaria da Administração (Saeb) publica no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira, 29, o resultado final da prova objetiva referente ao concurso público para preenchimento de vagas no quadro funcional da Polícia Civil. Na mesma publicação também serão divulgados a decisão sobre os recursos da prova objetiva e o resultado provisório da prova discursiva. 
A portaria estará disponível também no site da organizadora do concurso, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos - Cespe/UnB (www.cespe.unb.br), e no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). 

O concurso público da Polícia Civil ofereceu 600 vagas para os cargos de delegado (100), escrivão (100) e investigador (400). As provas foram aplicadas no dia 5 deste mês nas cidades de Salvador, Barreiras, Itabuna, Juazeiro e Vitória da Conquista, com um total de 45,5 mil inscritos. O resultado final do certame será publicado no DOE, no site da Cespe/UnB e no Portal do Servidor. 

Calila Notícias

DIVULGADO AS ATRAÇÕES DOS FESTEJOS JUNINOS EM ITIÚBA

Dia: 13 de Junho - Santo Antônio de Bela Vista de Covas.

• Rominho do Forró.
• Desejo Imortal.
• Amor de Cinema.
• Musical Esperança.


Dia: 29 de Junho - São Pedro em Rômulo Campos. 

• Apresentação de quadrilha.
• Abertura com Banda.
• Forró do Ponto.
• Paula Brasil.
• Os Clones (A grande sensação do Momento).
• Resgate do Amor.

Segundo o Secretário de Cultura Edmundo Reis, só haverá festa nestas duas localidades, já que o município ainda se recupera da grande seca que assolou nosso município.

Dois homens são presos em Senhor do Bonfim com 400 gramas de cocaína


Nesta segunda-feira, 27, uma guarnição do 6º BPM (6º Batalhão de Polícia Militar) prendeu dois homens suspeitos de tráfico nas imediações da praça das Laranjeiras,  município de Senhor do Bonfim.  “A droga pesou  403 gramas de cocaína já pronta para vender”. Disse o delegado titular Dr. Delmar Araújo Bittencourt .

Dr. Delmar Araújo Bittencourt 

Segundo informações policiais, os elementos formam abordados por volta das 11h15, quando levavam oito trouxas de entorpecentes escondidas numa mochila. As primeiras informações são que um dos suspeitos reside em Cafarnaum e o outro em Capim Grosso. Manoel Bispo Cardoso e Ramon de Souza Oliveira formam detidos em flagrante delito e a droga avaliada em aproximadamente em R$ 8 mil encaminhada para o departamento de polícia técnica (DPT) para teste toxicológico, e posteriormente incineração.

texto Falando Tudo 
Fotos Silvonei Viana

sexta-feira, 24 de maio de 2013

GAROTA DE 13 ANOS VITIMA DE BULLING TENTA CONTRA VIDA DE ADOLESCENTE DE 15 ANOS EM BONFIM

Cansada de sofrer provocações, uma garota de 13 anos, partiu para agressão e acabou perfurando o abdômen de um adolescente de 15 anos, na noite dessa quinta-feira (23), no Bairro Itamaraty. A mãe da garota de 13 contou a nossa reportagem que a menina de 15 anos vive, pirraçando tanto a sua filha de 13 anos, bem como ela mesma, “olha essa menina de 15 anos, vive praticamente só, com um namorado, e eu nem sei por que ela faz essas provocações com a gente, ela me perturba, mas eu suporto, mas minha filha, uma cidadã, não aguentou e acabou ferindo ela, por não suportar de tanta zombaria”, contou a mãe da garota de 13 anos. Acompanhando a mãe da garota, o namorado da menina de 13 anos, questionava na delegacia e dizia que ali não era lugar para ela estar, pois era menor de idade. O Repórter Netto Maravilha conversou com o Delegado Dr. Disney, que entendeu o crime como tentativa de homicídio e encaminhou a garota para o Ministério Público. Maravilha Notícias

HOJE JOGOS DA 16ª RODADA 24/05/13 SEXTA-FEIRA

17:50: Mirim: Gamboa Bonfinense X Craque P/ O Futuro 18:30: Feminino: Aroeira X Canarana 19:20: Feminino: Filadélfia X Consultábil 20:00: 1ª Divisão: Delicia Panificadora X Antº Gonçalves 21:00: 1ª Divisão: Seleção Sub-20 X Pindobaçu Obs: ÚLTIMA RODADA DA 1ª FASE DE CLASSIFICAÇÃO, PRÓXIMA RODADA SEGUNDA-FEIRA VESPERA DE FERIADO, COMEÇA AS QUARTAS DE FINAIS, TODAS AS RODADAS SERÃO JOGOS ELIMINATORIOS. Atenciosamente, Vandeilson Silva

O Governo "Uma Nova Realidade" tem a honra de convidar você, cidadão bonfinense, para prestigiar o evento em comemoração aos 128 anos de emancipação política, na próxima terça-feira (28) a partir das ) 08:30 da manhã.

Na programação, além de desfiles cívicos da Polícia Militar, Fanfarra e Filarmônica, e apresentações das escolas municipais, haverá o projeto "Cidadania em Ação”, com prestação de diversos serviços à população como emissão de registros de nascimento, carteiras de identidade, carteira do idoso, carteira do trabalho, etc; ações na saúde, onde serão realizados exames tipo sanguíneo, pressão arterial, glicemia e saúde bucal, atividades de lazer, esporte e beleza. Somado a isso, diversas manifestações culturais e artísticas irão abrilhantar este dia de grande festa em nossa cidade. Traga sua família e participe dessa comemoração! ASCOM Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim Praça Juracy Magalhães, Sn, Centro Telefone: (74) 3541-8324 | (74) 9971-6236 www.senhordobonfim.ba.gov.br | www.pmsb.ba.gov.br

quarta-feira, 22 de maio de 2013

O Governo “Uma Nova Realidade” através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo convida a população bonfinense, para participar de duas Palestras sobre Turismo, no Auditório da Associação Comercial às 08:30 da manhã. Em razão da proximidade do São João, a SICT promove este evento para que o empresariado ligado especialmente às áreas de hospedagem e alimentação fique atento ao atendimento ao público que visita o município. Segue programação: 08:30 – Desenvolvimento do Turismo com Divaldo Borges (Diretor de Serviços Turísticos –BahiaTursa) 14:30 – Qualidades nos serviços de Hospedagem e Alimentação com Gilberto Markezine (Federação Baiana de Hotéis, Restaurantes e Bares – FeBHA) O evento é gratuito e se estende a qualquer pessoa que se interesse pelo tema. ASCOM Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim Praça Juracy Magalhães, Sn, Centro Telefone: (74) 3541-8324 | (74) 9971-6236 www.senhordobonfim.ba.gov.br | www.pmsb.ba.gov.br

Teve início na manhã desta terça-feira (21), na Escola Municipal Nívea Seixas a II Conferência Municipal de Educação, que discute o tema preparatório da etapa nacional: “O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação – Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.

A Conferência Municipal inicia com palestras, mesa redonda e discussão em grupo dos eixos temáticos, que resultarão em propostas que serão levadas à Plenária realizada amanhã (22) e à Conferência Territorial, que acontece no próximo dia 11 de junho, na Univasf de Senhor do Bonfim. De acordo com a palestrante Ivânia Freitas, a conferência tem uma missão importante para a educação do município. “O evento tem a grande missão de mobilizar a sociedade para discutir parâmetros educacionais, e daqui sairá as ideias para o Plano Nacional de Educação”, afirma. Objetivo e Importância do Evento Para a secretária da pasta, Fabiana Veras, o objetivo principal da Conferência Municipal é discutir todos os níveis da educação. “Através da participação de todos os setores da sociedade podemos analisar as práticas educacionais que já existem em nossa cidade, e fortalecer o debate sobre as necessidades que a cidade enfrenta neste setor”, conclui. O coordenador do evento, José Carlos Feitosa Reis, esclarece que as resoluções decididas nos encontros dos municípios serão levadas à Conferência Territorial, e posteriormente seguirão para a etapa Estadual e Nacional. “O que será discutido, analisado e decidido aqui, será levado para a Conferência Territorial. Precisamos dialogar sobre as problemáticas que permeiam a aprendizagem do aluno, a valorização do profissional, ou seja, reflexões-base para os eventos posteriores”. Plano Municipal de Educação A discussão sobre o Plano Municipal também está em pauta. A conselheira municipal de educação, Luzane Ribeiro, cita que o projeto já feito e enviado para a Câmara deve ser modificado. “Como o parecer favorável a este documento data de Abril de 2012, decidimos trazê-lo para este momento de discussão e ajustá-lo, avaliar sua eficácia, pois muita coisa mudou de um ano pra cá”, acrescenta. Segundo Dia Amanhã (22) a Conferência continua, das 08:00 até meio-dia, com orientações sobre procedimento da Plenária Final, fala dos relatores para apreciação e votação das propostas e eleição dos delegados por representatividade para a etapa Territorial. ASCOM Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim Praça Juracy Magalhães, Sn, Centro Telefone: (74) 3541-8324 | (74) 9971-6236 www.senhordobonfim.ba.gov.br | www.pmsb.ba.gov.br

Informe: Campanha de Vacinação especial para pessoas com até 50 anos

O Governo “Uma Nova Realidade” através da Secretaria de Saúde informa à população Bonfinense que devido a proximidade dos eventos Internacionais que o Brasil sediará como Copa das Confederações ainda este ano, e Copa do Mundo em 2014, o Ministério da Saúde através do Programa Nacional de Imunizações, oferece à população com menos de 50 anos, as seguintes vacinas: tétano, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e hepatite B. Compareça às unidades de saúde com sala de vacina levando seu cartão de vacinação o mais breve possível, para que continuemos protegidos contra essas patologias. ASCOM Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim Praça Juracy Magalhães, Sn, Centro Telefone: (74) 3541-8324 | (74) 9971-6236

Breve em Senhor do Bonfim

Beleza e Elegância

Sr do Bonfim: Prefeitura divulga programação oficial do São João 2013

Governo “Uma Nova Realidade” através da Secretaria de Cultura, informa a Programação Oficial do São João de Senhor do bonfim 2013 que será realizado entre os dias 21 à 24 de junho no Parque da Cidade. Confira a Programação: 21/06 Sexta-Feira 20:00h – Trio Alvorada 21:30h - Balé do Sacramentinas – Peão de Boiadeiro e também Dança temática São João 22:00h – Namoro Online 00:00h – Capim Molhado 02:00 – Cézar Xisto 22/06 Sábado 20h00 - Zé Bonfim 22:00h - Seu Maxixe 23h45 – Roda do Palmeira 00:00h - Furacão do Forró 02:00h – 3 Desejos 04:00h - Página Virada 23/06 Domingo 20h00 - Nivaldo do Acordeon 22:00h - Solteirões do forró 23h45 - Quadrilha – Os Caipiras da Olaria 00:00h - Cicinho de Assis 02:00h - Forró Sacode 04:00h - Pega Leve 24/06 Segunda-Feira 20:00h - Chora Moringueira 22:00h - Dorgival Dantas 23:45h – Roda da Missão 00:00h - Brega e Vinho 02:00h - Flávio Leandro 04:00h - Zezinho da Ema Na Programação Oficial foram incluídas as atrações locais e manifestações culturais que irão se apresentar a partir das 20h00. ASCOM Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim Praça Juracy Magalhães, Sn, Centro Telefone: (74) 3541-8324 | (74) 9971-6236 www.senhordobonfim.ba.gov.br | www.pmsb.ba.gov.br

‘Resgate’ de sucuri de seis metros mobiliza 10 homens em cidade de MT

Cobra espantou banhistas de uma cachoeira em Barra do Garças. Animal deve ser devolvido ao habitat natural nesta segunda-feira (20). Bombeiros e voluntários retiraram de uma cachoeira em Barra do Garças, município a 516 km de Cuiabá, uma sucuri de aproximadamente seis metros de comprimento na tarde deste sabado (18). O animal havia espantado os 16 banhistas que estavam na cachoeira, dentro do Parque Estadual da Serra Azul. Cerca de dez homens, entre bombeiros e voluntários, foram necessários para retirar a serpente, a qual foi abrigada num centro de proteção a animais silvestres e que deverá ser devolvida à natureza nesta segunda-feira (20). De acordo com o ambientalista Francisco Cândido da Silva, mais conhecido como “Garrincha” e presidente da Associação Amigos dos Animais em Barra do Garças, primeiramente a cobra foi avistada por banhistas, quase escondida, dentro de uma fenda nas pedras da cachoeira. Embora não tenha se movido para atacar qualquer um dos presentes, a presença do animal impressionou os banhistas. Com medo, eles resolveram acionar o Corpo de Bombeiros. O Corpo de Bombeiros também acionou Garrincha, que trabalha voluntariamente no cuidado de animais silvestres feridos. Ao chegar no local, Garrincha conta que dispunha apenas de uma enforcadeira (utensílio utilizado para imobilizar serpentes) e uma sacola para colocá-la. No entanto, ao perceber o porte do animal, chamou mais militares do Corpo de Bombeiros e mais voluntários para auxiliar na tarefa. “Não imaginava que lá ia ter uma desse tamanho. Desse tamanho eu nunca tinha visto. Já achamos de um metro, um metro e meio, mas daquele jeito eu só tinha visto em foto. Aqui na região nós nunca demos de cara com um bicho desse tamanho”, relatou. Um grupo de aproximadamente dez homens se mobilizou para retirar a cobra do local. Ela não se mostrou arisca de início; teve a boca fechada por uma corda amarrada, foi imobilizada com a enforcadeira e retirada da vala onde estava, puxada e carregada. A maior dificuldade, segundo Garrincha, foi conter a força do animal, que se contorcia no caminho até uma caminhonete, de modo a fazer com que bombeiros e voluntários “trombassem” uns contra os outros. Garrincha esclareceu que a retirada da cobra da cachoeira não é definitiva. Ela foi levada para o abrigo de animais de sua associação, mas deve voltar ao Parque Estadual da Serra Azul nesta segunda-feira, sendo solta num ponto a cerca de 10 km de distância da cachoeira onde foi encontrada. O risco de deixá-la no mesmo ponto, explicou, é de que cause alvoroço suficiente para que frequentadores do local tentem machucá-la, dado o temor de serem atacados. “A gente está tentando proteger a cobra e as pessoas também”, resumiu. Antes de soltar, a cobra ainda deverá passar por uma medição mais acurada, pois há quem aposte que seu comprimento, até o momento estimado em seis metros, chegue a sete. Ela foi resgatada sem qualquer ferimento. O diretor do Parque Estadual, Pedro Fernando Santiago, confirmou o plano de “devolução” do animal à natureza e apontou que muita gente não compreendeu a razão da retirada dela da cachoeira onde foi vista. “O que o pessoal não está entendendo é que havia um risco, mas amanhã mesmo ela será solta no parque”, assegurou. Fonte: G1

Em Senhor do Bonfim DPT está sem câmara fria há mais de 90 dias

A única câmara mortuária para conservar corpos no Departamento de Policia Técnica (DPT), no município de Senhor do Bonfim está quebrada há mais de três meses. O equipamento antigo foi encaminhado com problemas no motor para ser consertado no município de Paulo Afonso, mas segundo informações de funcionários está sem previsão para retorno. Desde que a geladeira estragou, os corpos são levados para outros municípios, um homem encontrado morto na zona rural de Campo Formoso, no dia 7 de maio, foi levado para Euclides da Cunha, município localizado a mais de 180 km de Senhor do Bonfim. O homem suspeito de praticar assaltos foi encontrado com um tiro de revolver no peito nas margens da BA 220, no povoado de Tiquara. O corpo espera identificação dos familiares para o sepultamento, caso contrario será enterrado como indigente. Enquanto a situação não é resolvida os cadáveres que necessitem de conservação para posteriores exames e espera de reconhecimento, vão continuar sendo encaminhados para outros municípios. A unidade do DPT em Senhor do Bonfim atende a 12 municípios da região. FALANDOTUDO.COM

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Ponto Novo:Comerciante foi morto com vários tiros

Segundo informações da policia, o comerciante Ronaldo descarregava mercadorias de um veiculo Fiat Strada em frente à porta do seu comercio, e de forma repentina, aproximou-se um carro preto com dois homens a bordo. Ao perceber o movimento estranho dos supostos homens, a vitima tentou fugir do local e partindo em direção ao interior do seu estabelecimento. Sem êxito, o mesmo foi alvejado com vários tiros de pistola do tipo 40, 380 e 12. O detalhe desta ocorrência que nada foi roubado pelos autores. Após isso, a Policia Civil, Militar e Guarda Municipal foram acionadas e chegaram ao local, encontraram a vitima em estado de óbito. Em virtude do acontecimento, mais vez despertou atenção um aglomerado de pessoas no local. Por sua vez, mais tarde por volta das 21:30Hrs, a Policia Técnica chegou ao local e iniciou o processo de pericia e em seguida, levou o corpo da vitima ao IML para realizar o exame cadavérico. A nossa equipe tomou conhecimento através de populares que a vitima já havia sofrido em meados de Novembro do ano passado, uma tentativa de execução deste tipo em frente ao seu estabelecimento. Segundo informações, Ronaldo teria reagido e atirado com uma arma contra os executores. O Comerciante Ronaldo deixou duas filhas menores e sua esposa, era filho do ex-vereador Godofredo Santos e proprietário da Distribuidora Pôr-do-sol. A Policia Civil abriu inquérito para apurar o ocorrido. O local e o horário do sepultamento ainda não foram informados pelos familiares até o fechamento desta matéria.Portalacontece

sábado, 11 de maio de 2013

Ex-prefeito de Pindobaçu terá que devolver R$ 89 mil aos cofres municipais

Por não comprovar pagamentos que somam mais de R$ 62 mil e realizar despesas com terceiros sem identificação dos beneficiários num montante de R$ 26 mil, o ex-prefeito de Pindobaçu, Hélio Palmeira de Carvalho, foi multado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A relatoria encaminhou representação ao Ministério Público contra o gestor, determinou o ressarcimento de R$ 89.497,52 aos cofres municipais e imputou multa no valor de R$ 5 mil. Apesar de ter solicitado a prorrogação do prazo para apresentação da defesa, o ex-prefeito não encaminhou qualquer documento que descaracterizasse a irregularidade apontada no processo. Fonte :bocaonewa

São João: prefeitura de Senhor do Bonfim aumentou mais um dia na programação oficial

O prefeito Correia em reunião com os secretários Ary Urbano (cultura) e Valberto Silva (Indústria Comércio e Turismo) decidiu na manhã desta sexta-feira, 10, que a festa junina do município será acrescida em mais um dia em sua programação oficial. Agora os festejos juninos terão inicio na sexta-feira 21 e se encerrarão na segunda-feira 24. A sexta-feira segundo informações do chefe de gabinete Ricardo Aquino, será exclusivamente para apresentações de manifestações culturais locais e regionais. Outra informação anunciada foi a possibilidade do cantor Flavio José ser inserido na programação, contatos já estão sendo feitos com a produção do forrozeiro. FALANDOTUDO.COM

Mãe que adotou criança de Monte Santo diz que repórter da Globo não honra as calças que veste

O caso das supostas adoções ilegais em Monte Santo continua rendendo, cerca de seis meses após o Fantástico exibir uma matéria mostrando o drama vivido pela Montesantense Silvania e denunciar um suposto tráfico de Crianças na Bahia, a cada dia surgem fatos novos que põe em xeque a credibilidade da reportagem exibida na TV Globo. O afastamento do juiz Cappio que anulou as sentenças de adoção consideradas por ele irregulares deu início a reviravolta do caso, o repórter José Raimundo até tentou amenizar a situação exibindo no último domingo (05) mais uma matéria no Fantástico dando um amplo espaço para a defesa do juiz, porém não foi suficiente e a reportagem praticamente não teve repercussão. Com os nervos a flor da pela, as Mães do Coração partiram para o contra-ataque e resolveram travar uma verdadeira batalha para não perderem o direito de pelo menos ver as crianças que cuidaram e passaram a ter como filhos. A médica Paulista Letícia Fernandes em recente visita a Monte Santo encontrou com o repórter José Raimundo e desafiou o jornalista global “Desafio você a dizer com as mesmas palavras o que foi homem para acusar por trás das câmeras do Fantástico, da Rede Globo: “Traficante de Crianças”, o jornalista José Raimundo se mostrou um covarde que não assina embaixo daquilo que diz, não honra as calças que veste e ainda por cima Fugiu de Monte Santo com a equipe da Globo, o ocorrido rendeu aplausos por dezenas de pessoas que participavam da procissão! Quem não deve não teme, agora quem deve sair correndo” Disse Letícia Fernandes em uma rede social. Após a prisão do atual marido de Silvania no final de abril, “segundo informações o mesmo embriagado teria travado uma briga com a esposa na frente das crianças” e um suposto assédio por parte das mães adotivas, se dizendo perseguida, Silvania resolveu sumir com seus filhos de Monte Santo, o que aumentou ainda mais o drama do caso. O Jornal GGN fez uma recente entrevista com Letícia Fernandes cheia de revelações, vale a pena conferir: Por: Portaldenoticias.net (Foto reprodução Facebook)

Correia pleiteia melhorias no Hospital Regional em conversa com Wagner e Solla. Prefeito bonfinense recebeu nova ambulância para Senhor do Bonfim

Governador Jaques Wagner e o prefeito Dr Correia. Hospital Regional em debate O prefeito Edivaldo Martins Correia(PTN), será recebido pelo governador da Bahia Jaques Wagner, em audiência que vai acontecer na governadoria. A data do encontro será anunciada já nos próximos dias. O encontro do prefeito bonfinense com Wagner terá como pauta principal a real situação em que se encontra o Hospital Regional. Correia também conversará com o Secretário de Saúde do estado Jorge Solla. Dr Correia e Jorge Solla vão discutir novas ações para o Hospital Regional Ontem(09), em Salvador, Correia falou sobre os probelmas no Hospital Regional com o Governador Wagner e o Secretário Solla, e todos mostraram-se preocupados com a situação de momento no HR. Dr Correia esteve no Centro Administrativo da Bahia(CAB), onde recebeu das mãos do governador e do Secretário de Sáude, uma ambulância modelo ranger 4×4, da Força Nacional do SUS. A nova ambulância servirá para atender pacientes que moram em locais de difícil acesso. Ascom PMSB

Baianópolis: Quadrilha é presa após destruir agência do Banco do Brasil

Quatro homens e uma mulher foram presos na madrugada desta quinta-feira (9), após destruírem com explosivos a agência do Banco do Brasil de Baianópolis, no oeste baiano. A quadrilha foi presa por policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Cerrado). Com os criminosos a polícia encontrou um saco com bananas de dinamite, farta munição para armas de grosso calibre, um maçarico, um pé-de-cabra grande, quatro rádio-comunicadores, celulares, uma sacola com dinheiro. Também foram apreendidos três veículos utilizados pelo grupo. De acordo com informações da PM, os bandidos são de Brasília e do Piauí. O barulho da explosão acordou os moradores município, já assustados com a onda de roubos à instituições bancárias na cidade. No último dia 4 de fevereiro, as agências do Banco do Brasil e dos Correios, além de diversos estabelecimentos comerciais foram assaltados. Cerca de dez ladrões invadiram a cidade, mas, após perseguição policial, quatro foram mortos e dois presos. O restante permanece foragido. Fonte: Bahia Notícias

Novamente traficante é presa com drogas em Campo Formoso-Ba

Por volta das 14:40 hs do dia 10 de Maio, os investigadores Ângelo Júnior e Laércio Cardoso Ribeiro, prederam em flagrante delito pelo crime de trafico de droga, Lucena Neves Nascimento Viana, residente a rua da saudade, Bairro São Francisco em Campo Formoso a qual foi flagrada pelos investigadores de posse de 295,3 gramas de um pó petrificado de cor branca (cocaina), a droga estava em poder da acusada dentro de uma sacola plastica encoberta por peças de roupas, que a principio a acusada negou quem havia lhe repassado o entorpecente, mas em seguida informou quem haviam repassado o entorpecente, informou que teria pego em mãos da pessoa conhecida por netinha, moradora do bairro São Francisco, que de imediato foi feito diligencia na residência da netinha, mas a mesma já havia fugido do local, que logo depois os Policiais se deslocaram para a residência da Flagranteada, e em um guarda roupa foi encontrado mais uma pedra de droga 57,3 gramas e 59 papelotes da droga pronta para o consumo, a acusada foi encaminhada para a delegacia pra tomar as medidas cabíveis. Fonte: Esmeralda Notícias

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Senhor do Bonfim: Motorista perde controle e invade loja na central shopping

Um veiculo da cor prata, marca Kia, modelo picanto, placas HRH 1953, licença de Sr do Bonfim, invadiu a loja cometa na central Shopping em Sr do Bonfim destruído a fachada da loja Cometa. Segundo as primeiras informações policias, o veiculo versão automática estava sendo conduzido pela a advogada Eurídece Carvalho, quando adentrou por volta das 18h30, desta quinta-feira, 9, o estabelecimento comercial. Na hora do acidente a loja estava vazia, apenas danos matérias foram causados. Conforme relatos de populares o acidente aconteceu após a condutora perder o controle do veiculo quando saia do estacionamento defronte ao shopping. FALANDOTUDO.COM

Corpo do menor morto em Itíuba e suposto assassino formam encaminhados para o IML de Senhor do Bonfim

O corpo do menor J.M.S, de apenas 13 anos, morto ontem, quarta-feira, 8, no município de Itiuba , continua no Instituto Medico Legal (IML) em Senhor do Bonfim. O menor era morador do projeto sertanejo I, local onde foi encontrado assassinado com uma facada no tórax. Segundo primeiras informações da policia o fato pode ter relacionamento com trafico de drogas. Marcelo Jesus Miguel, 47 anos, morador do povoado de Varzinha, zona rural de Itíuba, morto com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo está sendo apontado como assassino do adolescente. O suposto acusado foi encontrado em sua residência com os ferimentos e socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel (SAMU), por volta das 22h30, de ontem e encaminhado para o hospital de Itíuba,transferido em seguida para uma unidade mais avançada em Petrolina não resistiu aos ferimentos e faleceu durante percurso. O corpo chegou por volta de 1 da madrugada no Departamento de Policia Técnica (DPT) de Sr do Bonfim, e foi transferido na manhã desta quinta-feira, para ser necropsiado na cidade de Juazeiro. As primeira informações são que o assassinato do homem foi motivado por vingança pela morte do menor. FALANDOTUDO.COM

Foto mostra casal abraçado em escombros de prédio em Bangladesh

Causou comoção na internet uma foto que mostra um casal abraçado em meio aos escombros do prédio Rana Plaza, que desabou em Savar, em Bangladesh, em 24 de abril. A tragédia deixou mais de 900 mortos e 2.400 feridos. A imagem, feita pela fotógrafa bengali Taslima Akhter, foi destaque no Reddit, rede social usada nos Estados Unidos, e no Facebook. Segundo a autora, as vítimas foram encontradas após um dia inteiro de trabalho entre os restos do desabamento. Casal é encontrado abraçado entre restos de prédio desabado em Bangladesh; foto causou comoção em redes sociais “Quando eu vi o casal, eu não pude acreditar. Eu me senti como se eu os conhecesse, eles se sentiram muito próximos de mim. Olhei para o que eram os seus últimos momentos, já que se uniram e tentaram salvar suas vidas queridas”. Akhter afirma não saber por qual motivo os dois se abraçaram e o que tipo de relação eles tinham. Ela, que já havia trabalhado no incêndio que deixou 110 mortos em outra fábrica de tecidos, na capital Dacca, em novembro. Para ela, o desabamento em Savar é uma “situação dura em que humanos são tratados como números”. “Essa foto está me perseguindo todo o momento. Se todos os responsáveis não receberem o maior nível de punição, nós veremos esse tipo de tragédia de novo. Não teremos alívio para estes sentimentos horríveis. Como testemunha da crueldade, sinto a necessidade de dividir essa dor com todos”. Segundo o último levantamento das autoridades de Bangladesh, o número de mortos na tragédia supera os 950. A busca de corpos continua e as autoridades locais afirmam que deve passar de mil mortos nas próximas horas. Outras 2.437 pessoas ficaram feridas. O dono do prédio e o engenheiro responsável pela obra foram presos. Um cidadão espanhol que cuidava das confecções que funcionavam na construção ainda está desaparecido. As empresas faziam roupas para serem vendidas por grifes e lojas de departamento europeias e americanas.

Monte Santo: como prometido na reportagem do Fantástico, mãe e filhos deixaram a cidade

A mãe biológica das cinco crianças de Monte Santo, na Bahia, que tiveram a guarda provisória concedida a famílias de Campinas e Indaiatuba e depois revogada, não está mais na casa onde vivia com os menores. Segundo vizinhos, Silvânia Mota da Silva desapareceu na segunda-feira. As crianças, que têm entre 2 e 8 anos, também não frequentaram a escola e nem a creche da cidade de segunda até ontem. Em uma reportagem exibida no Fantástico, no último domingo, sobre o caso das adoções, Silvânia afirmou que estava decidida a ir embora do município. O desaparecimento da mãe ocorre menos de uma semana depois de a corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) acatar as denúncias contra o juiz Luis Roberto Cappio pela sua atuação no processo de revogação da adoção dos menores. Foi o magistrado, que está afastado de suas atribuições por suspeita de insanidade mental, que considerou o processo de adoção irregular e mandou devolver as crianças à mãe biológica. O Correio entrou em contato com moradores e pessoas próximas a Silvânia, que afirmaram que ela não está mais em Monte Santo. “Eu não vejo ela desde segunda-feira. A casa está trancada, mas ninguém sabe para onde ela foi”, disse uma das vizinhas, que não quis se identificar. O Conselho Tutelar de Monte Santo informou à reportagem que não foi comunicado oficialmente sobre as crianças terem faltado às aulas. No entanto, funcionários da escola dos menores afirmaram que elas não apareceram nesta semana. Na segunda-feira três mães adotivas foram a Monte Santo para serem ouvidas pela promotora Severina Patrícia Fernandes sobre o processo de adoção. “As mães nunca foram ouvidas pelo Ministério Público sobre o processo de guarda provisória das crianças. Elas falaram com o antigo promotor apenas sobre denúncia infundada sobre tráfico de crianças”, explicou a advogada das mães, Lenora Steffen Panzeti. Na visita, foram entregues à promotora laudos médicos e psicológicos dos menores, que, segundo a advogada, contextualizam a situação em que as crianças viviam na Bahia e dão suporte à guarda provisória. Os documentos não constavam no processo conduzido por Cappio. Agora, as famílias adotivas tentam conseguir um arbitramento judicial para que elas tenham o direito de visitar os menores. “Mas isso deve ser feito de forma muito cuidadosa para não confundir as crianças e causar um trauma maior. Elas já sofreram muito. Se a Silvânia concordasse com as visitas, seria mais fácil”, disse a advogada. A médica Letícia Fernandes, uma das mães adotivas do caso, afirmou que desde março tenta contato com a Silvânia para tentar fazer um acordo sobre uma guarda compartilhada de S., de 2 anos. “A promotora apoiou minha decisão. Disse que seria a melhor saída para o caso. Mas a Silvânia não está aberta a diálogo. Pessoas de Monte Santo ligam para nós para contar que minha filha apática, quase não fala”, afirmou Patrícia. A promotora Severina foi procurada pela reportagem para comentar a visita das mães e o desaparecimento de Silvânia, mas informou que não iria se manifestar sobre o caso, que corre em segredo de Justiça. O CNJ abriu na semana passada uma sindicância para investigar a atuação de Cappio no caso. O juiz responde a outros dez processos administrativos no Tribunal de Justiça da Bahia por inúmeras irregularidades cometidas quando era magistrado nas cidades de Euclides da Cunha e Monta Santo, no sertão baiano. Se irregularidades, como o descumprimento injustificado de prazos processuais, retenção indevida de processos, manifestação de preferência por parte em processo sob sua condução, forem comprovadas, a sentença poderá ser anulada e o caso reaberto. Fonte: Correio Popular

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Ponto Novo: Manifestantes terminam bloqueio prometendo intreditar pista novamente

Manifestantes interditaram um trecho da BR 407 , no Km 177,no município de Ponto Novo durante quase toda tarde desta segunda-feira, 29. Dezenas de pessoas ligadas ao movimento dos Acampados, Assentados e Quilombolas CETA, Movimento dos Pequenos Agricultores MPA, Articulação Estadual de Fundo e Fechos de Pasto CAFFP e articuladores sindicais regionais participaram do fechamento da estrada federal nas proximidades do Sitio Barreiras e impidiram o transito de veículos nos dois lados da pista . O protesto tinha o objetivo de chamar a atenção do governo estadual e federal e se encerrou por volta das 17h30. Uma lista com uma serie de reivindicações foi distribuída durante a paralisação. Veja algumas das exigências feitas pelos manifestantes . Abastecimento de água para as comunidades que não choveram, limpeza e manutenção das aguadas, perfuração e instalação de poços artesianos, cesta básica para população que se encontra em situação de insegurança alimentar, desburocratização na entrega do milho pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB),liberação de créditos emergências protocolados no BNB E e frente de serviços por 180 dias . Uma reunião na casa civil com representantes do governo e uma comissão de manifestantes vai acontecer nesta terça-feira, com intuito de discutir a problemática. Caso não haja consenso, os manifestantes estão prometendo parar a estrada novamente FALANDOTUDO Fotos : Adelmo Mirnda

Publicado aviso de licitação para estudo de viabilidade do Eixo Sul do Rio São Francisco

A elaboração do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a transposição do Eixo Sul do Rio São Francisco teve aviso de licitação publicado nesta quarta-feira (8), no Diário Oficial da União. A licitação contemplará a Bahia, de modo a garantir o suprimento hídrico das bacias hidrográficas de Tatauí, Salitre, Tourão/Poções, Itapicuru e Jacuípe, e prevê a elaboração do anteprojeto de engenharia do canal a ser construído. O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, assinou o aviso, que data a entrega das propostas até o dia 11 de julho. Segundo o secretário da Casa Civil do Governo da Bahia, Rui Costa, que coordena o Comitê Estadual para Ações de Convivência com o Semiárido, a implantação do Eixo Sul é essencial para o estado. “A transposição é a redenção produtiva da região. O Governo da Bahia apresentou a demanda ao governo federal, e temos a garantia de que o nosso estado será contemplado na transposição”, disse Rui Costa. A obra contará com investimentos de cerca de R$ 6 bilhões. A previsão é de que o canal a ser construído tenha extensão de 400 quilômetros. Fonte :Camila Peres /casa cívil

Menor foi assasinado com golpe de faca em itiuba

Menor de 13 anos, foi encontrado morto por populares por volta das 11h30, desta quarta-feira, 8, no projeto sertanejo I, na cidade de Itiuba. As primeira informações feitas por populares são que a morte pode ter ligação com trafico de drogas. O corpo sem vida foi encontrado num terreno baldio. Neste momento 17h20, peritos da policia técnica estão fazendo a pericia no local e colhendo informações sobre o crime. O autor do assassinato ainda é desconhecido. FALANDOTUDO.COM Foto: blog do udenilson

terça-feira, 7 de maio de 2013

Agricultor faz novas revelações sobre suposto disco voador que apareceu no céu Senhor do Bonfim

Novas testemunhas reacendem discussões sobre o caso do suposto Objeto Voador não Identificado (Óvni), visto por dois ciclistas na região serrana de Senhor do Bonfim, norte baiano. O agricultor Isaías Domingos Cavalcanti, afirma ter visto um objeto que se aproxima dos relatos feitos pelas testemunhas Igor Giovane e Raimundo Natação no último dia 14 de abril. saías Domingos Cavalcanti no local em que viu o objeto no céu Isaias reside há 15 anos, nas proximidades do povoado Caatinguinha, zona rural do município. A propriedade tem vista privilegiada para as serras de senhora Sant’Ana e do Gado Bravo. Segundo o agricultor, a observação aconteceu por volta das 19h, quase quatro horas após o primeiro relato divulgado sobre o avistamento na região do gado bravo. “Quando eu estava no terreiro, vir aquele objeto no céu. Ele piscava voando bem devagarzinho pela a serra até que sumiu”. Perguntado sobre o barulho Isaias disse; “tinha o som de uma maquina de costurar e luzes pequenas e amarelas piscando”. Isaias ainda disse que acreditar que seja o mesmo objeto visto horas antes por dois homens na serra do Gado Bravo. Jose Roberto Henrique apontando para o local do suposto avistamento Outra pessoa que também afirma ser testemunha de uma experiência inustida foi o pintor Jose Roberto Henrique. O homem relatou para reportagem do site falandotudo.com – que no dia anterior ao suposto relato do Óvni – o mesmo dirigia ao lado da esposa em seu veiculo com destino a chácara da família no distrito de Carrapichel,quando por volta das 16h, se deparou com algo estranho. “Foi muito rápido, era um ponto prateado muito pequeno no céu. Foi coisa de segundos e desapareceu em cima da serra. Nem imagino o que possa ter sido”. O caso do Óvni em Senhor do Bonfim continua sendo um grande mistério para os ufólogos e motivo de muitas especulações para população. Entenda o caso: http://falandotudo.com/index.php/suposto-ovini-foi-fotografado-na-regiao-serrana-de-sr-do-bonfim/ FALANDOTUDO.COM

Circo da Bahia é pauta de evento que agrega o IV Encontro de Artistas de Circo da Bahia e o projeto Respeitável Público, Respeitável Circo

No dia 15 de maio, iniciativas são realizadas em conjunto no Circo Picolino, em Salvador O IV Encontro de Artistas de Circo da Bahia e o projeto Respeitável Público, Respeitável Circo se unem para realizar em Salvador um grande evento para articular e fortalecer os artistas circenses enquanto classe e ponderar caminhos trilhados e a percorrer. No dia 15 de maio (quarta-feira), o Circo Picolino sediará as ações, que começam às 7h30 e seguem até o fim da tarde. Ambas as iniciativas, que são respectivamente propostas por Simone Requião e Fernando Marinho, foram contempladas pelo Prêmio Meses Temáticos do Circo, Dança e Teatro – Diálogos e Reflexões, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA). O alinhamento das atividades se dá por propósitos comuns como discutir ações que apoiem a criação e implementação de medidas estruturantes para a preservação do circo tradicional, a retomada de reflexões sobre as atividades circenses do estado e a revitalização da cooperativa, que exerce papel fundamental como instrumento para reorganização da classe. A quarta edição do Encontro de Artistas de Circo da Bahia, articulado pela diretora e produtora Simone Requião, visa a reunir a comunidade circense para dialogar sobre as políticas públicas desenvolvidas na área; a percepção dos artistas circenses quanto ao funcionamento prático dessas políticas; ações que valorizem e estimulem a coletividade; revitalização da Cooperativa Circense; benefícios e responsabilidades da regularização do profissional circense; e a construção de um plano de ações para o circo baiano para o biênio 2013/2014. Na ocasião, também será lançada a obra Caçadores de Riso: O Maravilhoso Mundo da Palhaçaria, do ator, palhaço, diretor e escritor Demian Reis. As inscrições são gratuitas, com vagas para 100 pessoas. Os trabalhadores circenses do interior baiano terão ajuda de custo para deslocamento. É preciso confirmar a participação no evento através do e-mail encontrocircense.ba@gmail.com. Já o projeto Respeitável Público, Respeitável Circo, idealizado pelo ator, diretor, produtor e presidente do SATED-BA Fernando Marinho, vai debater propostas estruturantes que contribuam para o resgate, preservação e revitalização do circo tradicional, assim como da produção circense local. Às 9 horas, Sula Mavrudis, pesquisadora da área circense, diretora de Circo do SATED-MG e representante mineira no Colegiado Nacional de Circo, ministrará uma palestra para compartilhar o seu trabalho de pesquisa realizado ao longo de 15 anos com circenses de Minas Gerais. Já às 17h30, serão lançadas as obras A EnCIRCOpédia (dicionário ilustrado do Circo no Brasil) e a coleção com 36 peças de Circo-Teatro (drama e comédia), ambas de autoria de Sula. A entrada é franca. Sobre o Prêmio Meses Temáticos do Circo, Dança e Teatro – Diálogos e Reflexões – O concurso da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), lançado pela primeira vez neste ano de 2013, objetiva apoiar propostas que estimulem o diálogo, a reflexão e a organização em redes em torno do fazer artístico destes setores durante as comemorações do Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo (27 de março), e o Dia Internacional da Dança (29 de abril), efemérides que repercutem em iniciativas de reconhecimento e valorização mundo afora. Com um total de R$ 260 mil em recursos, foram registrados 172 projetos inscritos, dos quais 10 foram selecionados: três de circo, três de dança e quatro de teatro, contribuindo para potencializar a organização de profissionais e o surgimento de projetos inovadores nestas áreas. IV Encontro de Artistas Circenses da Bahia + Respeitável Público, Respeitável Circo Onde: Circo Picolino Quando: 15 de maio de 2013 (quarta-feira) = IV Encontro de Artistas Circenses da Bahia Horário: A partir das 7h30 Quanto: inscrições gratuitas pelo e-mail encontrocircense.ba@gmail.com (100 vagas; trabalhadores circenses do interior baiano terão ajuda de custo para deslocamento) = Respeitável Público, Respeitável Circo Horário: 9h (palestra) e 17h30 (lançamento de livros) Quanto: Gratuito Apoio: FUNCEB/ SecultBA Informações para imprensa e público: Circo Picolino – 71 3363-4069

O Governo "Uma Nova Realidade" através da Secretaria de Infraestrutura iniciou o processo de recuperação das estradas vicinais da Tapuia e do Caçador.

Estes serviços só não foram iniciados na semana que passou devido às condições climáticas. “Os trechos considerados intrafegáveis neste período do ano receberão atendimento emergencial para garantir o acesso de veículos e pedestres”, afirmou o secretário Humberto Martins Correia. “Com os estragos causados pela chuva o ônibus escolar estava com dificuldade de acesso às fazendas da região para buscar os alunos. Agora com este trabalho, ficará mais fácil o acesso dos alunos até a escola do distrito”. Concluiu o secretário. Destruídas pelas fortes chuvas que caíram no município e de fundamental importância para o transporte, estas estradas dão acesso a povoados e localidades do interior e já estão sendo recuperadas pela Prefeitura de Senhor do Bonfim. Ainda segundo o secretário, com a recuperação das estradas será possível realizar o escoamento da produção das propriedades daquela região que está parado devido a interdição da via. As intervenções estão acontecendo nas estradas que foram completamente destruídas. Mas, o secretário de Infra estrutura, Humberto Martins Correia, garantiu ainda, que outras estradas vicinais serão recuperadas. ASCOM Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

Programa Prefeitura nas Comunidades é lançado no distrito de Igara

Mais de 600 pessoas participaram do lançamento do Programa Prefeitura nas Comunidades, que aconteceu na manhã da última quarta-feira (18)...