quarta-feira, 31 de julho de 2013

Familiares e Amigos prestaram últimas homenagens no sepultamento do Sargento Anderson Reis em Sr. do Bonfim

O corpo do Sargento Anderson Reis foi velado nessa manhã de quarta-feira dia 31 de julho de 2013 no Memorial Vila Nova em Senhor do Bonfim, de onde seguiu até o cemitério no Alto da Maravilha, onde foi sepultado com justas homenagens de colegas, amigos e familiares. Policiais colegas de trabalho, deixaram suas condolências a família e mensagens de respeito e saudade ao sargento, enquanto parentes e amigos expressaram a tristeza e a falta que o saudoso deixará com sua partida.
O sargento era lotado na Casa Militar e trabalhava também como segurança pessoal do promotor de justiça Wellington César Lima e Silva. Era casado com a varzeanovense Lisssandra dos Santos Araújo Reis Lage, e não deixa filhos. Mas deixa muitos amigos de Senhor do Bonfim, sua terra natal e de Várzea Nova, onde morou e trabalhou por muitos anos como Comandante Militar. Em nota, o APLB-Sindicato de Várzea Nova fez uma ilustre homenagem para “um homem de inteligência única” que sempre se mostrou prestativo e companheiro dos cidadãos varzeanovenses.


As causas da morte ainda não foram esclarecidas, mas a polícia trabalha com hipótese de suicídio, sem excluir outras possibilidades, que só serão descartadas após investigação mais minuciosa. O corpo de Anderson dos Reis foi encontrado num veículo estacionado na rua Pedro Silva Ribeiro, perto do restaurante Rincão Gaúcho na capital baiana, pela 39ª Companhia Independente de Polícia Militar (Boca do Rio) que foi chamada ao local por volta das 14h de segunda-feira(29).

*Por Thiê Gomes / Foto: Felipe Micol
Do BonfimNoticias.com

Assassino de Eduardo foi preso pela policia cívil

O  assassino do jovem Eduardo Medeiros, foi preso pela policia civil,confira:
Após tomar conhecimento que no domingo dia 28, por volta de 01h00min; na rua Visconde do Rio Branco neste município, havia ocorrido o crime de homicídio tendo como vitima  MARCOS EDUARDO MEDEIROS DA SILVA e motivação banal, uma discussão em um jogo de baralho e sem agressão física, a autoridade policial, Dr. Delmar Araújo Bittencourt, Delegado Titular da DT de Senhor do Bonfim, instaurou inquérito policial, e após a oitiva de testemunhas, constatou a autoria do delito que fora praticado por JOÃO DEYWES ALMEIDA DOS SANTOS, que desferiu contra a vítima um disparo de arma de fogo que atingiu o abdômen, levando a óbito. Diante da gravidade do crime, Dr. Delmar Araújo representou pela prisão temporário do João Deywes Almeida dos Santos.
E nesta quarta-feira dia 31, João Deywes se apresentou na sede da 19ª COOPRPIN acompanhado de advogado, e após ser interrogado, foi cientificado que contra o mesmo havia sido expedido Mandado de Prisão, ocasião em fora cumprido o mandado.

Blog do Cleber Vieira

Itiúba: População aguarda com ansiedade audiência de compra de votos

ITIÚBA: GRANDE MOVIMENTO PACÍFICO EM FRENTE AO FÓRUM, ESPERANDO RESULTADO DA APURAÇÃO DE AUDIÊNCIA CONTRA O PREFEITO BANGA.

A partir das 8:30 desta terça-feira (30), está acontecendo a audiência de instrução de um processo de compra de votos com a oitiva das testemunhas de defesa e acusação no Fórum do município de Itiúba. Este processo tem como réu o atual prefeito Banga (PT), audiência esta que já tinha sido adiada várias vezes por manobra da defesa, porém está acontecendo hoje. O Comitê 9840 vem acompanhando o desenrolar destes PROCESSOS, que articulou para a presente data parte da sociedade da população itiubense para acompanhar apuração pela Justiça Eleitoral, centenas de pessoas estão aglomerados neste momento em frente ao FÓRUM com cartazes e faixas com palavras de ordem, pedindo celeridade e justiça nos processos que tramitam nesta zona eleitoral 149ª. O Movimento vem acontecendo desde 8:30 e até este momento, vem sendo pacifico. A Juíza Eleitoral já tinha solicitado presença da Guarnição Policial para prevenir algum incidente que pudesse ocorrer, fato que não aconteceu até o exato momento. A audiência transcorre na verdadeira paz, contudo, deixando população ansiosa e com grande expectativa.
Fonte: ASCOM COMITÊ 9840.

Filadélfia: Prefeito foge mais uma vez do SISEF

MAIS UMA VEZ…

Informamos a você servidor e a população em geral que mais uma vez fomos ignorados em nossas reivindicações.  Anunciamos anteriormente que o Prefeito Antônio Barbosa dos Santos Júnior fora convocado para negociação, onde o mesmo se comprometeu através de ofício em estar presente na reunião que aconteceria hoje (30/07/2013) as 15hrs na prefeitura, ocasião na qual a diretoria, comissão e assessoria jurídica do SISEF-BA compareceram certos de que dessa vez seriam  atendidos pontualmente. Comparecemos ao local da referida reunião e infelizmente, fomos surpreendidos ao sermos informados de que o nosso prefeito não estava a nos esperar, tendo viajado na noite anterior para um compromisso inadiável, segundo seus assessores. Ok Senhor prefeito, mas nossa indignação nos move a perguntar: custava um comunicado para justificar sua ausência tão confirmada, anteriormente? Seria uma questão de respeito, poupando-nos tempo, já que somos pessoas compromissadas também com nossos afazeres não menos importante do que os do senhor…
E assim mais uma vez não houve compromisso por parte da gestão para com os interesses comuns de toda a população e dos servidores.
Seria interessante se perguntar servidor, será que não foi apenas mais uma estratégia para que não houvesse nada novo para apresentar na assembleia? Bom, seja qual tenha sido as intenções ficou deliberado em assembleia ocorrida hoje (30/07/2013), que teremos novo MANIFESTO dia 10/ 08/ 2013 (SÁBADO) e você está convocado a juntar-se a nós em busca de valorização profissional, remuneração justa, saúde, segurança e educação dignas, dentre outras reivindicações.

ATT.:    DIRETORIA DO SISEF-BA

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Homicídio no centro de Sr. do Bonfim assustou a todos na tarde da última quinta-feira

Por volta das 16h30min, depois de desentendimento em uma barraquinha da feira livre na Praça Augusto Sena Gomes, o jovem ADRIANO FERREIRA DA SILVA, 30 anos, residente na Rua Jonas Costas, bairro Alto da Maravilha, lesionado na altura da clavícula direita, chegando a atingir órgão vital, onde após ser perfurado Adriano saiu correndo subindo na Praça, vindo a cair ao lado das barraquinhas de confecções.
Comerciantes ainda tentaram socorrer antes que o SAMU chegasse, a tentativa de estancar o sangue, porém tudo o que foi feito não foi suficiente, pois Adriano faleceu depois de ser atendido.
Seu corpo permanecia na “pedra” do Hospital local de onde deverá ser levado ao IML, para necrópsia.
ccNossa equipe esteve  ouvindo algumas pessoas que presenciaram o momento em que Adriano corria, até a hora em que caiu, porém ele não disse nada antes de morrer, apenas sufocava.
Já na Delegacia, nossa reportagem conversou com investigadores que disseram que ele já tinha passagem na polícia, porém por motivos de agressão a esposa e descumprimento a medidas protetivas.
A polícia já tem pistas do autor que deverá ser decretado a preventiva logo mais, onde de acordo com informações Adriano foi morto por motivos passionais, por haver se envolvido com uma mulher que estava separada do marido.
Informações também dão conta que o autor havia comprado a arma do crime no centro de Bonfim.

Maravilha Noticias

Sr do Bonfim: Investigador acusado de matar a esposa é expulso da Polícia Civil

João Macedo, acompanhado por Policial Civil, em julho de 2012, durante depoimento no fórum de Senhor do Bonfim
Acusado de matar a esposa Márcia Regina dos Santos, com requintes de crueldade, fato registrado na noite de 30 de outubro de 2011, o investigador da Polícia Civil, lotado na Coordenadoria de Senhor do Bonfim, João Macedo dos Santos, foi expulso do quadro da instituição a bem serviço público em decreto assinado pelo governador da Bahia, Jaques Wagner e publicado no Diário Oficial desta sexta-feira(26).
O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIAno uso de suas atribuições,

R E S O L V E

demitir, a bem do serviço público, à vista das orientações da Procuradoria Geral do Estado e dos elementos constantes do Processo no 0511120001269 e apenso n5654110051113, JOÃO DOS SANTOS MACEDO do cargo de Investigador de Polícia Civil, cadastro nº 20.514.421-7, da lotação da Polícia Civil da Bahia, da estrutura da Secretaria da Segurança Pública, com fundamento no art. 90, inciso LIII, c/c os arts. 95, inciso IX, e 100, da Lei 11.370, de 04 de fevereiro de 2009, c/c o art. 197, parágrafo único, da Lei nº 6.677, de 26 de setembro de 1994.
  O estado seguiu orientação da procuradoria Geral. A decisão foi tomada baseada no processo em que João Macedo dos Santos é acusado de matar a esposa.
João Macedo, está preso na corregedoria da Polícia Civil em Salvador, e com esta decisão deverá ser transferido para um presídio nas próximas horas.
Entenda o caso:
Em 30 de outubro de 2011, João Macedo, algemou Marcia Regina e iniciou a sessão de torutura e espancamento que durou cerca de quinze minutos. Algemada e indefesa, Marcia recebeu golpes violentos em várias partes do corpo e não suportando tamanha violência acabou perdendo a vida. O crime bárbaro de acordo com a Polícia ocorreu no quarto dos dois filhos do casal que no momento não estavam na residência.
Na noite do crime, João Macedo contou com a participação de um dos seus irmãos para fazer uma verdadeira encenação. Mostrando-se frio e calculista, o ex- investigador, colocou uma calça e uma blusa em sua esposa já sem vida, colocou no carro e circulou pela cidade com Marcia já morta amarrada a um cinto de segurança. Na ba que liga Senhor do Bonfim ao município de Campo Formoso, simulou um acidente, novamente com a ajuda de familiares, retirou o corpo de Márcia Regina e jogando-o no mato nas margens da rodovia.
João Macedo contou, que o casal estava se dirigindo para uma festa na cidade de Pindobaçu, que após um desentendimento Márcia teria aberto a porta do carro e se jogado no asfalto.
No velório de Marcia Regina, surgiram as primeiras suspeitas. Entrou em ação o delegado Felipe Nery, que inicou a investigação e concluiu que Márcia havia sido assssinada.
João Macedo, participou do velório, foi a missa de sétimo dia e ainda teve a coragem de visitar o túmulo de Márcia no dia de finados.




Blog do Walterley 

Projeto Rede TV forma 100 jovens para o mercado de vídeo e televisão

O projeto Rede TV Jovem, voltado para profissionalização de jovens de baixa renda na área de audiovisual, forma uma nova turma neste sábado, dia 27 de julho, a partir das 16h, na cidade de Senhor do Bonfim. No total, 100 estudantes vão receber certificados. Eles obtiveram formação em áreas relacionadas com o mercado de vídeo e televisão, especificamente produção, fotografia e edição. A formatura será realizada no auditório do Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães, com presença de autoridades e familiares dos alunos.

O projeto, que é uma iniciativa da ong Ação pela Cidadania por meio do Programa Jovens Baianos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, oferece carga horária de 100 horas no turno complementar ao da educação formal, proporcionando aos alunos contato com técnicas de produção cinematográfica, da fase inicial à finalização de um projeto. Com isso, eles estão aptos a ingressar no mercado das produtoras profissionais, TVs, e instituições que desenvolvam conteúdos de audiovisual.
TV Vila Nova da Rainha
O curso realizado na cidade de Senhor do Bonfim teve duração de um ano e foi denominado TV Vila Nova da Rainha. Durante o curso, os alunos foram beneficiados com uma bolsa auxílio oferecida pelo Governo da Bahia e tiveram oportunidade de exercitar a linguagem audiovisual, produzindo conteúdos e desenvolvendo a parte técnica que dá suporte à finalização dos produtos voltados para o mercado de tv e vídeo.

A TV Vila Nova da Rainha faz parte do Projeto Rede TV Jovem, que existe desde 2008 e já formou mais de 1.200 jovens na cadeia produtiva do audiovisual, possuindo núcleos nas cidades de Irecê (TV Irecê) e Salvador (TV Pelourinho). Em Senhor do Bonfim, o projeto conta com uma estrutura de laboratório de edição e equipamentos de áudio e fotografia, colaborando para um aprendizado prático por parte dos jovens participantes.

Na ocasião da formatura, neste sábado, será exibido um documentário sobre a história da cidade de Senhor do Bonfim, totalmente produzido pelos jovens durante o curso, abordando a história, a economia, a cultura e a geografia da região. Neste mesmo dia, será divulgado o resultado do “Festival 1 Minuto”. Os vencedores vão concorrer a diversos prêmios na etapa final do concurso, que será realizada em Irecê, incluindo uma viagem de intercâmbio para a Alemanha.

Participarão do evento de formatura a secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Moema Gramacho, o ex-prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro, o presidente da ONG Ação Pela Cidadania, André Actis, o coordenador geral do projeto, Alex Maia, e o coordenador do Programa Jovens Baianos, Jabes Soares.

Assessoria de Imprensa
Companhia de Comunicação
Tels: 3247-5851/88921119

Começou ontem a noite (24) e acontece durante todo o dia de hoje (25) a VIII Conferência Municipal de Assistência Social na Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim,





 promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social e pelo Governo Uma Nova Realidade, através da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social.  
Com o tema:  A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), a Conferência tem por objetivo analisar, propor e deliberar com base na avaliação local voltada para a gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social, além de eleger delegados/as para a IX Conferência Estadual de Assistência Social, que acontece  entre os dias 30 de setembro à 02 de outubro de 2013.
Na abertura da Conferência ontem à noite, representando o Poder Público Municipal estava o prefeito, Edvaldo Martins Correia, a secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, Marza Correia, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Valberto Silva, o secretário de Infraestrutura, Humberto Correia, o chefe de gabinete, Ricardo Aquino.
Representantes do Conselho Municipal de Assistência Social, como a presidente, Kézia Karine, e representantes da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, como o consultor Álvaro Oliver, também estavam presentes para assistir a Palestra Magna ministrada pela Assistente Social e especialista em projetos sociais, Tereza Cristina Martins, sobre “A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS”.
Durante a manhã de hoje (quinta-feira), os participantes dividiram-se em seis eixos temáticos para discussões por grupo. No período da tarde, haverá a Apresentação dos GT’s à Plenária e Eleição de Delegados para a IX Conferência Estadual de Assistência Social.



ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim
Praça Juracy Magalhães, Sn, Centro
Telefone: (74) 3541-8324 | (74) 9971-6236
www.senhordobonfim.ba.gov.br | www.pmsb.ba.gov.br

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Prefeitura inaugura Casa do Bosque para acolhimento de crianças e adolescentes‏

Na tarde de hoje (24), o Governo Uma Nova Realidade, através da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social deu um importante passo na área da proteção social de alta complexidade para crianças e adolescentes: A criação da Casa do Bosque (Casa Lar).
A Casa Lar, carinhosamente nomeada de “Casa do Bosque” (por estar localizada no bairro de mesmo nome) é um serviço institucional provisório de suporte à crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade ou violação de direitos da família, como por exemplo, abuso sexual ou pais usuários de drogas que não possuem condições de cuidar dos filhos. O consultor da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social e um dos idealizadores do projeto, Álvaro Oliver, comenta sobre os desafios de criar a Casa Lar no município.

“Esse projeto já era pra ter sido executado há muito tempo, desde que Senhor do Bonfim possui Gestão Plena do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) há 8 anos, porém ele não saía do papel. Com muito empenho, mesmo com pouco recurso e orçamento, transformamos nosso sonho em realidade, alcançando este objetivo grandioso”, comemora.
Todo o dinheiro investido na Casa do Bosque é proveniente da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social. Há espaço para acolhimento de 20 crianças e adolescentes, divididos em quatro quartos num local amplo acolhedor e familiar. O objetivo é fazer com que a criança sinta-se, literalmente, em casa. A Casa do Bosque conta ainda com uma equipe de Coordenação, 3 cuidadores (conhecidos como pais/mães substitutos) e auxiliares de serviços gerais.
Para o juiz da Vara da Infância, Tardelli Cerqueira, o projeto foi fixado em hora oportuna. “O Ministério Público sentia a necessidade de um equipamento nessa modalidade, pois quando tínhamos crianças em situações de vulnerabilidade, mandávamos para outros municípios, como Campo Formoso e Jaguarari, ou ainda à Casa do Sorriso, o orfanato local. Realizamos uma intervenção de ajuste de conduta no ano passado, para que a Casa Lar fosse implantada, porém, só este ano alcançamos sucesso. A gestão atual está de parabéns por esse feito”, destaca.
O prefeito Edvaldo Martins Correia e a Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social,Marza Correia, descerraram a placa de inauguração junto ao Dr.Tardelli, abrindo oficialmente a Casa do Bosque, que já abrigará quatro crianças de Senhor do Bonfim que atualmente encontram-se em Campo Formoso.
A Secretária Marza Correia salienta a conquista. “Estamos corrigindo uma negligência de proteção social à criança e ao adolescente que perdurava há muitos anos. Com muita coragem conseguimos realizar esse fato histórico e excepcional na Ação Social do município.”
O prefeito Edvaldo Martins Correia complementa: “A Casa do Bosque significa o restabelecimento de vínculos familiares e afetivos, uma nova realidade para a construção social das crianças e adolescentes em situação de violação de direitos”.
A Casa do Bosque promove às crianças e adolescentes um lar provisório com proteção, tradição, valores acolhedores e sobretudo, carinho. Está localizada na Praça da Natureza, 22, no bairro do Bosque.
ASCOM

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Na manhã desta terça feira (23) a tesoureira e Secretária interina de Finanças Ana Paula Silva e o procurador do munícipio, Antônio Filho reuniram-se com os representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Sr. do Bonfim (SISMUSB), Raimundo Nonato Oliveira e Sônia Lúcia Santana para prestar esclarecimentos acerca das dívidas e acordos dos empréstimos consignados.




A prioridade de resolução foi junto aos bancos Caixa Econômica Federal e ao Bradesco, a pedido dos próprios servidores. Antônio Filho afirma que o débito junto à Caixa era de mais de 280 mil reais e que conseguiram um acordo de parcelamento da dívida junto ao banco e, portanto, empréstimos já estão liberados.
Com relação ao Bradesco, a dívida era de quase 500 mil. O acordo já foi feito e em breve o contrato será  assinado, liberando dessa forma o crédito junto ao banco.
A próxima meta será a resolução do débito do  CrediCesta. O procurador está tentando entrar num acordo para que esse débito também seja quitado.


ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim
Praça Juracy Magalhães, Sn, Centro
Telefone: (74) 3541-8324 | (74) 9971-6236
www.senhordobonfim.ba.gov.br | www.pmsb.ba.gov.br


Paula BerbertAssessora de Comunicação
Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB)
71 3324-8565 | 71 9127-7803
FUNCEB na rede: www.fundacaocultural.ba.gov.br | @funceb | facebook.com/fundacaoculturalbahia
Agenda Cultural Bahia na rede: 
www.agendacultural.ba.gov.br | @agendacultbahia | facebook.com/AgendaCulturalBahia

Festa de Carrapichel Programação (27 e 28 de julho)‏

27/07
20:00 - Roda de Carrapichel
20:30 - Novo Estilo
22:00 - Gaviões do Nordeste
00:00 - Brega e Vinho
02:00 - Pagodão Bom Demais
04:30 - Alvorada

28/07
17:00 - Procissão com Alvorada
20:00 - Na Palla
22:00 - Show Mania
00:00 - Pisada Show


ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim
Praça Juracy Magalhães, Sn, Centro
Telefone: (74) 3541-8324 | (74) 9971-6236
www.senhordobonfim.ba.gov.br | www.pmsb.ba.gov.br

terça-feira, 23 de julho de 2013





Na desta Segunda Feira  (22) o prefeito Edvaldo Martins Correia, em companhia da Secretária de Ação Social, Marza Correia, do secretário de Saúde, Washington Sobreira e da secretária de Educação,
 Francilene Almeida, participaram da apresentação do Projeto “Tece e Acontece”, uma parceria do Ministério da Educação com o banco privado Santander, voltado para o fortalecimento da Educação Infantil para crianças de 0 a 6 anos.
O  projeto “Tece e Acontece” está presente em 19 municípios  do estado da Bahia que aderiram ao Proinfância. A consultora Sônia Bandeira Cerqueira, apresentou o projeto ao prefeito, secretários e representantes dos conselhos do município, ressaltando a importância do desenvolvimento da Educação Infantil, além de fortalecer secretarias e Conselhos que lidam com crianças dessa faixa etária.
O Tece e Acontece terá duração de 10 meses e produzirá o Mapa das Políticas Públicas de Senhor do Bonfim, com os programas voltados para as crianças de 0 a 6 anos no município.
O prefeito Edvaldo Martins Correia garantiu o apoio ao projeto, que inclui Senhor do Bonfim como um dos três pólos de atividades do Tece e Acontece, junto com Porto Seguro e Salvador.



ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim
Praça Juracy Magalhães, Sn, Centro
Telefone: (74) 3541-8324 | (74) 9971-6236
www.senhordobonfim.ba.gov.br | www.pmsb.ba.gov.br

O Sebrae realizará no mês de agosto na Associação Comercial de Sr. do Bonfim os seguintes cursos:


·         Elaboração de Projetos Culturais
·         Financiamento Cultural e
·         Gestão Cultura

Público alvo:
Profissionais das áreas de cultura e turismo, fotógrafos, artistas, músicos, afins ...

Carga Horária: 16 horas

Vagas: 30

Período proposto:
14/ e 15/08 (Curso) e 16/08 (Consultoria)

Horário:
08:30 as 17:30

As inscrições estão sendo feitas no Sebrae.
Obs: O curso será gratuito.

Contato:
Siomara Caleiros Guimarães
Gestora do Ponto de Atendimento de Senhor do Bonfim UR 05 Jacobina
Telefone: (74) 3541-3046 / 9979-7662
Rua Benjamin Constant, N° 12 - Centro -Senhor do Bonfim - BA. CEP: 48.970-000.




-- 
Carla Lidiane
(074) 9117-3556
         9981-7005
 
"O direito à participação nas decisões de política cultural é o direito dos cidadãos de intervir na definição de diretrizes culturais e dos orçamentos públicos, a fim de garantir tanto o acesso quanto à produção de cultura pelos cidadãos".               Marilena Chauí

 

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Nova manutenção na ETA de Ponto Novo será realizada nesta quinta-feira

Fornecimento de água será interrompido temporariamente em Ponto Novo, Filadélfia e região

A Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) informa que uma nova manutenção na ETA (Estação de Tratamento de Água) de Ponto Novo está prevista para ser realizada na próxima quinta-feira, 25 de julho. Por causa da medida, o fornecimento de água será interrompido no mesmo dia nos municípios de Filadélfia, Ponto Novo e Caldeirão Grande, bem como nas localidades de Tanquinho, Tijuaçu, Quicé e outras localidades rurais próximas. O serviço está previsto para ser concluído no final do dia da referida data. A partir daí, o abastecimento de água será retomado de forma gradativa. 

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Criança acorda e pede água no meio de seu velório.

Uma criança de dois anos acordou, sentou no caixão e bebeu um copo de água durante seu próprio velório no sábado, em Belém, segundo parentes e pessoas presentes no local. Depois disso, o menino Kelvys Simão dos Santos foi levado para o hospital, mas chegou morto.
A Polícia Civil do Pará investiga se houve erro médico na declaração da “primeira morte”, mas, na ilha de Cotijuba, em que o fato ocorreu, há quem diga que foi um milagre ou algo sobrenatural. Havia cerca de 50 pessoas no velório.
Kelvys foi internado em um hospital estadual com febre e falta de ar na sexta-feira. À noite, o hospital constatou a morte da criança. A declaração de óbito aponta como causa da morte insuficiência respiratória, broncopneumonia e desidratação.
As cavidades de seu corpo foram tamponadas e Kelvys foi colocado em um “lençol de cadáver”, que é uma espécie de saco plástico, para depois ser levado à funerária.
Segundo o hospital, ele passou cerca de três horas sem poder respirar. A família, porém, diz que retirou os algodões de suas narinas e boca e abriu o saco plástico.
Durante o velório, segundo a pastora Maria Raimunda Batista, ele “estava se mexendo o tempo todo”.
O pai do menino, o agricultor Antônio dos Santos, diz que por volta das 14h as pessoas presentes começaram a fazer massagem cardíaca no menino, até que ele cuspiu restos de algodão que haviam sido colocados em sua boca.
Logo depois, diz, o menino sentou no caixão e disse “Pai, água”.
“O povo entrou em pânico, a avó dele desmaiou. O pai e a mãe dele ficaram muito felizes”, disse a pastora. O menino foi levado ao hospital imediatamente, segundo o pai, mas já chegou morto.
INVESTIGAÇÃO
O pai do menino diz acreditar que a criança reagiu aos medicamentos que haviam sido dados no hospital na tentativa de ressuscitá-lo depois que o óbito já havia sido declarado, e por isso acordou no velório.
A direção do hospital afirmou, em nota, que só será possível esclarecer o episódio caso o corpo da criança seja exumado.
De acordo com a Polícia Civil, a depender dos depoimentos colhidos na fase preliminar da investigação pode ser determinada a abertura de inquérito e feito o pedido de exumação.
O hospital deixou a investigação a cargo da polícia. “Se a criança estivesse viva, ela não ia aguentar ficar tanto tempo tamponada. Por isso que achamos estranho e queremos também uma explicação”, afirmou a diretora do Hospital Regional Abelardo Santos, Vera Cecim.

Sr do Bonfim: Secretaria de Agricultura apresenta o Programa Nacional de Habitação Rural-PNHR aos moradores de Varzinh‏a


O Governo Uma Nova Realidade através da Secretaria de Agricultura realizou reunião no último domingo (16) com a Associação de Produtores de Varzinha, onde apresentou o Programa Nacional de Habitação Rural- PNHR que faz  parte do Programa Minha Casa minha Vida. O projeto visa reduzir o déficit habitacional rural, incentivando a manutenção da família no campo, além de oferecer moradia digna por meio de reforma ou da construção de novas moradias.  Essa parceria do Governo Federal com Governo Municipal viabiliza o atendimento ao produtor rural e é meta do Governo “Uma nova Realidade” atender em um todo a população rural.

 “As Unidades Habitacionais deverão atender as condições mínimas estabelecidas pelo Programa, garantindo qualidade, soluções de água, esgoto, iluminação, segurança e habitabilidade”, afirma o secretário Dâmaso Rocha.



ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim
Praça Juracy Magalhães, Sn, Centro
Telefone: (74) 3541-8324 | (74) 9971-6236
www.senhordobonfim.ba.gov.br | www.pmsb.ba.gov.br

Programa Prefeitura nas Comunidades é lançado no distrito de Igara

Mais de 600 pessoas participaram do lançamento do Programa Prefeitura nas Comunidades, que aconteceu na manhã da última quarta-feira (18)...