Antes de iniciar os trabalhos, o presidente da Câmara, Re do Sindicato, juntamente com os vereadores, Carlos de Tijuaçu e Cleiton Vieira, fizeram parte da mesa franqueando a palavra para membros da imprensa que estiveram presentes.
Ao solicitar a palavra, o vereador, Carlos de Tijuaçu, falou um pouco das cobranças que são feitas ao vereador e que vai sugeri que o recesso de Dezembro seja reduzido, “as vezes as pessoas tem a impressão que o vereador não trabalha, e aqui hoje nós estamos trabalhando, mais para o povo vereador só trabalha na terça e na quarta. Quero aqui adiantar, que assim que as sessões tiverem início, vou sugeri uma mudança na Lei Orgânica, que em vez do recesso ser de Dezembro a Fevereiro, seja de primeiro de Janeiro a 15 de Fevereiro” disse o vereador.
Para auxiliar e orientar no trabalho de Planejamento e estratégia do mandato dos vereadores, o poder Legislativo contou com a presença do consultor Ronaldo Borges, que falou sobre o trabalho dos vereadores “as vezes as pessoas dizem que vereador não faz nada, muito pelo contrário, vereador faz muito. Agora o trabalho de vocês só será visto pela sociedade, se tiver plano de ação, planejamento, organização, direção, controle, e no final prestação de contas” explanou.
Ronaldo Rodrigues ainda destacou que não é comum vereador se reunir para planejar o poder Legislativo, mais se o vereador decidiu representar o povo, decidiu fazer algo para o povo, o vereador tem que se planejar, “em todas as áreas tem que ter planejamento, e o legislativo não é diferente, você tem que ter uma média de quantos requerimentos pretende encaminhar para o executivo, e outra, desde quando o Planejamento foi organizado, a população vai cobrar, e no final o vereador vai ter como prestar contas do seu trabalho, e o povo não vai dizer que vereador não faz nada, porque o vereador vai esta documentado, se ele cobrou e o serviço não foi feito, a culpa é de quem? “Exclamou Rodrigues.
O consultor ainda explicou como o vereador deve fazer cobranças aos secretários e como fiscalizar os recursos que chegam ao município.
O presidente da Câmara, Rê do Sindicato, agradeceu a presença de todos, e destacou que o maior patrimônio do homem está no conhecimento “tenho certeza que hoje saímos desse espaço sabendo um pouco mais. Adquirimos conhecimentos, uma mensagem de auto estima nos foi transmitida, aprendemos como devemos nos organizar e o mais importante, percebi uma Câmara unida. Porque se queremos o bem desta população e uma cidade pra frente, os quinze vereadores tem que andar juntos, unidos, não adianta pensar de forma individual, quero agradecer a presença de todos que aceitaram o convite e aqui compareceram” finalizou Rê do Sindicato.
Na opinião de alguns vereadores, na história política de Senhor do Bonfim, que se tenha conhecimento, essa foi a primeira vez que Vereadores se reuniram para planejar ações para o legislativo.
Além dos vereadores, também participaram assessores e funcionários da Câmara.