terça-feira, 5 de setembro de 2017

Lula admite erros e diz que crise começou com Dilma

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu, nesta terça-feira, dia 5, que houve um “erro de dosagem” na política econômica do PT e que a atual crise econômica começou no governo de sua sucessora, Dilma Rousseff.
A declaração foi feita no auditório no porto público de Itaqui, em São Luís (MA), Lula declarou que foram os excessos da política de subsídios e gastos estatais no governo Dilma que levaram à atual situação da economia.
Lula disse que programas sociais como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e as desonerações a empresários impulsionaram a economia até 2014 e ajudaram a levar a taxa de desemprego a “um padrão chique, tipo Noruega e Dinamarca”. O índice foi de 4,8% na média daquele ano.
“Então foi feito isso, e acho que nós erramos na dosagem. Porque se você tem uma torneira aberta entrando água e uma torneira aberta saindo água, e está entrando menos do que está saindo, uma hora a caixa seca”, disse, em referência às receitas e gastos do governo.
Sobre a responsabilidade de Dilma na crise, afirmou: “[Dizem] é, mas a crise começou no governo da Dilma. É verdade, é verdade. Nós tivemos problemas”.
“Agora, vamos ver a diferença da Dilma de 2014 com 1999: todo mundo sabe que o governo FHC quebrou três vezes (quando recorreu ao FMI). Qual foi a diferença do FHC para a Dilma? Que o FHC fez uma proposta de reforma na crise cambial (em 1999) e tinha como presidente da Câmara (dos Deputados) o (Michel) Temer.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Programa Prefeitura nas Comunidades é lançado no distrito de Igara

Mais de 600 pessoas participaram do lançamento do Programa Prefeitura nas Comunidades, que aconteceu na manhã da última quarta-feira (18)...