domingo, 3 de fevereiro de 2013

Desempenho escolar dos alunos da rede estadual será disponibilizado via Internet


Pais e responsáveis vão poder acompanhar as atividades escolares dos estudantes da rede estadual de ensino pela internet. No novo portal, lançado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia nesta sexta-feira (1), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Paralela, estarão disponíveis as notas e a frequência escolar em tempo real. Basta colocar no site o número da matricula e a data de nascimento do estudante para visualizar os dados. 

Para Nádia Chamusca, mãe de Clara, 15 anos, aluna do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Brigadeiro Eduardo Gomes, em Matatú de Brotas, a novidade garante mais tranquilidade aos pais. “É bom saber do desenvolvimento da filha, poder ver as notas e a freqüência de perto e a qualquer hora. É um avanço tecnológico. Mesmo porque, quando tiver uma nota mais baixa, precisamos apurar o que está acontecendo.”.
A diretora da unidade escolar, Neide Maria de Almeida, explicou que as notas já eram disponibilizadas para os professores da rede há algum tempo. “Nós já colocávamos no portal estas informações. A grande diferença é que, agora, elas vão estar disponíveis para todos os pais e responsáveis. Esta mudança contribui muito para melhorar a relação entre pais e escola, já que, muitas vezes, por falta de tempo, os pais não conseguem acompanhar a rotina escolar dos filhos”.
Transparência na Escola
O novo portal apresenta uma convergência de sistemas e conteúdos educacionais à disposição de educadores e estudantes. Entre os destaques, está o lançamento do sistema Transparência na Escola, no qual a sociedade pode acompanhar os recursos financeiros encaminhados e utilizados pelas unidades da rede estadual.
“Todo o site foi construído com o que há de mais moderno em termos de tecnologia da informação, e inova também no quesito oferecimento de serviços. Um dos grandes destaques dele está no fato de permitir o acompanhamento dos investimentos realizados pelas unidades, facilitando a prestação de contas para os diretores”, disse o secretário da Educação, Osvaldo Barreto.
Ele destacou ainda que o site antigo tinha cerca de 20 mil acessos por dia. “Com estas novas facilidades, passaremos a ter mais de 100 mil acessos por dia, já que no portal os conteúdos educacionais digitais estarão disponíveis na web. Temos mais de dois mil organizados, que serão disponibilizados para professores, estudantes e comunidade em geral”.
Interatividade
O site conta também com áreas de interatividade, aulas via web e trabalhos audiovisuais produzidos pelos próprios alunos e instituições parceiras. Traz ainda informações sobre as 1.413 unidades escolares do estado, com a foto da fachada, endereço e telefone de cada uma. “Mesmo a diretora se esforçando para que a comunidade saiba mais sobre as atividades e a escola, um site é muito mais democrático. Podemos acessar a qualquer momento. Além do mais, o cidadão tem o direito de saber como os impostos estão sendo aplicados, em que a verba está sendo gasta”, afirmou a estudante Clara Chamusca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Programa Prefeitura nas Comunidades é lançado no distrito de Igara

Mais de 600 pessoas participaram do lançamento do Programa Prefeitura nas Comunidades, que aconteceu na manhã da última quarta-feira (18)...